O presidente suspenso da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, foi preso na manhã de quarta-feira após uma operação policial e de investigação em seu complexo fortificado no topo de uma colina.
A detenção de Yoon seguiu um impasse de seis horas entre as autoridades policiais e membros da equipe de segurança do presidente. É a primeira vez na história da Coreia do Sul que um presidente em exercício é preso.
O desenvolvimento marca o mais recente capítulo de uma crise política desencadeada por sua tentativa fracassada de impor a lei marcial no mês passado, abalando a confiança na integridade democrática da quarta maior economia da Ásia.
Yoon foi suspenso de suas funções após ser destituído pelo parlamento em dezembro, devido à sua tentativa de impor a lei marcial. Atualmente, o país está sendo liderado pelo ministro das finanças Choi Sang-mok como presidente interino.
A operação de quarta-feira, que começou logo após as 4h, foi a segunda tentativa este mês do CIO de deter Yoon para interrogatório sobre acusações de insurreição e abuso de poder.
Uma tentativa inicial neste mês foi frustrada pelos oficiais de proteção de Yoon após um impasse tenso de várias horas na residência presidencial. Yoon havia se recusado anteriormente a cooperar com os investigadores…
Consulte Mais informaçãoSeja o primeiro a responder a esta discussão geral .
Participe de conversas mais populares.