O aborto é um procedimento médico que tem por efeito o término de uma gravidez humana e a morte de um feto. O aborto foi banido em 30 estados, até que, em 1973, foi proferido um acórdão do Supremo Tribunal, na sequência do caso "Roe versus Wade". A decisão tornou o aborto legal em todos os 50 Estados, mas entregou competências regulamentares aos mesmos para decidirem quando é que os abortos podem ser realizados durante a gravidez. Atualmente, todos os estados devem permitir abortos no início da gravidez, mas podem proibi-los em trimestres posteriores.
Reduza quais tipos de respostas você gostaria de ver.
Reduza a conversa para estes participantes:
Municipalidade:
@8Q7RYPY4 anos4Y
A Favor. Porém, é um direito da mulher e as mulheres devem fazer o que querem com o corpo delas, pelo que ninguém tem que decidir (governo, presidente, etc). Tem que ser legal, pelo simples facto de que é o corpo da mulher e é um direito que lhe assiste.
@8TGYB424 anos4Y
A pró-escolha e o fornecimento de planeamento familiar, edução sexual e mais serviços sociais ajudarão a reduzir o número de abortos. Para além disso, a favor do aborto, mas proibir o mesmo depois dos três meses.
@8PSPQYZ4 anos4Y
@B2BLN35Independente2 semanas2W
Enquanto o feto não se reproduz. Depois disso, passa a ser um bebé, por isso, não. A favor até determinado momento.
@9SB9P8H5mos5MO
acho que se for aborto expontâneo pode ser permitido sem a pessoa ser sancionado, porém, tem de se ter cuidado e se se engravidar não se deve abortar
@9MKVXL78mos8MO
Sou a favor mas apenas até o feto desenvolver sistema nervoso (passa a tornar-se um ser vivo). Deve haver fornecimento de planeamento familiar, educação sexual e mais serviços sociais que eu a reduzir o número de abortos.
@9LNV5GB9mos9MO
Sou contra se uma mulher de 30 anos engravidar por descuido.Sou a favor quando as mulheres são violadas
@9KX928210mos10MO
A favor, conforme a legislação atua até às 10 semanas de gestação. Nesse período ainda é precoce para saber qual o sexo do bebé, o que evita que haja um aborto devido ao descontentamento dos pais perante o sexo do bebé e as evidências científicas afirmam que os relatos mais cedo de um bebé em gestão conseguir sonhar é às 16 semanas e que apresentam sinais de consciência às 20 semanas. Como tal, o limite até às 10 semanas parece adequado, protegendo tamb&eac… Consulte Mais informação
@9KSLJ4Q11mos11MO
A favor mas apenas em caso de estupro, incesto ou perigo para a mãe ou criança. Assim como devia existir um acompanhamento psicológico e avaliativo das condições de cada um no que a familia e o ceio familiar pode oferecer a uma futura criança. Para impedir abandonos infantis.
@9KRL6LV11mos11MO
A favor em situações como estrupo, perigo para a mãe ou criança ou falta de condições financeiras para o crescimento com qualidade de vida da criança
@9KRF72S11mos11MO
A favor, mas limitando o número de abortos gratuitos a cada mulher. Deve ser privilegiado o uso de anticoncepcionais.
@9KRB3MQ11mos11MO
A favor até aos 18 anos. Depois desta idade, além da vontade da mãe e do pai, permitir em circunstâncias especiais... Deve ser um direito mas, como todos os direitos, com algumas regras.
@9KQVPBC 11mos11MO
A favor, sendo que podiam também aumentar o fornecimento de planeamento familiar, educação sexual, ajudas monetárias durante e após a gravidez e mais serviços sociais, já que estes ajudarão a reduzir o número de abortos.
@9KQLCYF 11mos11MO
Sim, mas sou contra o aborto, porém aprovo pois sei que as mulheres vão abortar a mesma, mas sem condições podendo morrer elas e os fetos
A favor, mas não o estado não deve comparticipar a 100% de forma a impedir que o aborto passe a ser utilizado como método contraceptivo.
@9KP4YRZ11mos11MO
contra, mas todas as pessoas nessas condições devem ser acompanhadas e a criança deve ser entregue à adoção, caso a mãe não a queira.
@9KNN3PD11mos11MO
A favor, no entanto as pessoas têm de ser responsáveis e ter cuidado nas relações sexuais se não querem engravidar
@9KMJ9MC11mos11MO
A favor. A mulher tem que ser livre de escolher. Evita muita coisa como maus tratos e homicídios. Ainda devia continuar a ser comparticipado para ser feito sem risco para a mulher.
@9KLHD83Bloco de Esquerda11mos11MO
A favor, nao devia sequer ser uma questao uma vez que se trata de um individuo que terera de viver com as consequencias. Exemplo: se uma pessoa nao tiver condicoes apra ter uma crianca e melhor uma crianca crescer sem amor, carinho, refeicoes decentes, our abrigo? Que individuo e que saira desta falta de condicoes?
@9KKTP4911mos11MO
A favor, no entanto é necessário um maior controlo do numero de vezes que é possível efetuar um aborto excepto em casos de violações ou violência doméstica
@9KJ7GYS11mos11MO
o aborto deve só ser permitido em caso de violação, excesso de crianças numa família carente. Nunca se deve aborta só em caso de descuido se as pessoas tivessem os meios e os conhecimentos mínimos
@9KHSKK511mos11MO
A favor. As mulheres deveriam ter o direito de decisão de abortar, até as 10 semanas, com acompanhamento de profissionais de saúde. Responsabilizar desde cedo as pessoas, para evitar abortos recorrentes.
@9KH555S11mos11MO
A favor devendo ser pago pela propria salvo pr motivo de violação, má formação ou que ponha em risco de vida a gestante.
@9KGX5JP11mos11MO
A favor. Sempre a favor de vitimas de estrupo, incesto ou perigo para maes das criança. 1 vez gratuitamente para casos nao planeados os restantes terao de ser pagos.
@9KGR4SP11mos11MO
A favor, desde que os custos para o aborto ser realizado sejam acartados por quem quer realizar o aborto e não sendo desta forma utilizado o dinheiro dos nossos impostos para esse fim
@9KGPNTK11mos11MO
Depende da situação, pode não ter condições e a criança vir com problemas de saúde, onde irá sofrer, nesta situação concordo.
@9KGKYS311mos11MO
A favor, todas as pessoas devem ter a liberdade de escolher o que fazer com o seu corpo e deve ser dado essa opção sem qualquer dúvida dentro do prazo legar para o realizar.
@9KGJJMZColigação Democrática Unitária 11mos11MO
Contra, mas permitir em caso de violação sexual , incesto , perigo para a mãe ou criança, no caso de deficiência do "filho" , falta de condições , antes das 12 semanas , e em caso menor de idade.
@9KF85L811mos11MO
A favor e a legalização e o fornecimento de planeamento familiar, educação sexual e mais serviços sociais ajudarão a reduzir o número de abortos e a tornar o aborto mais seguro para as mulheres.
@9KDR37MPessoas-Animais-Natureza11mos11MO
A favor caso exista problemas para a mãe e o bebé ou em casos de violação. Engravidar de propósito é pk querem existe muitos métodos contraceptivos é só usarem
@9KDKQRZ11mos11MO
Mais educação e planeamento; Análise de histórico de aborto de cada mulher Análise do contexto económico da mulher
@9KBZ6BX11mos11MO
O aborto não é que se possa dizer contra a favor, não podemos a nossa vontade, pois as consequências não são para nós, o que devemos é apenas permitir e assegurar condições e informação!
@9KB5WTV11mos11MO
A favor. Contudo, o governo deve investir na prevenção e deve acompanhar casos de mulheres que fazem mais do que x abortos.
@9K897T311mos11MO
cada mulher grávida deve ser responsável pela sua decisão, não a impedindo de tal se for da vontade dela.
@9K88K4G11mos11MO
A favor, cada um deve ter esse direito. Devia ainda ser dado apoio a mulheres que o desejem ou estejam em dúvida
@9K7NHSH11mos11MO
a favor, mas deve ser regulamentado , o segundo aborto deveria ser investigado. É importante investir em educação sexual e serviços sociais
@9K7LCPY11mos11MO
Não deve ser gratuito e sem limite. Deve pagar taxa moderadora que aumenta por cada aborto efectuado até 2, apartir deste numero pagar na totalidade
@9K7KLD8 11mos11MO
A favor, mas deviam existir regras para que o aborto não seja utilizado sem cuidado, tendo em atenção a sua qualidade de vida, idade, entre outros.
@9K7JWYS11mos11MO
Sou a favor da legalização, porque cada cidadão tem o dever de fazer a sua escolha. No entanto, acho que a pró-escolha e o fornecimento de planeamento familiar, educação sexual e mais serviços sociais ajudarão a reduzir o número de abortos em Portugal.
@9K6N8NG11mos11MO
A favor, até aos 3 meses, após estes só quando existir situação de saúde tanto para o feto como para a progenitora, ma formação no feto ou situações que coloquem risco de saúde agravado para ambos
@9K6KKJX11mos11MO
Tendo a concordar, principalmente permitir em caso de estupro, incesto ou perigo para a mãe. Mas também o fornecimento de planeamento familiar e educação sexual.
@9K6HSZX11mos11MO
Sou a favor do aborto mas esse tem de ser voluntário por parte da mãe e do pai em questão, exceto em caso de violação
@9K5ZZZ6Bloco de Esquerda11mos11MO
A favor, pois só a mulher sabe se tem responsabilidade de criar uma criança e a mulher deveria poder abortar no caso de abuso sexual
@9K5WG4Z11mos11MO
Em caso de estupro, incesto ou perigo para a mãe ou criança o SNS assume as custas, fora disso terá de ser pago pelo utente
@9K4MLPX11mos11MO
Contra por princípio, mas o Governo não tem o direito de proibir o aborto totalmente: proibir completamente a partir das 13 semanas.
@9K2JHNM 11mos11MO
A favor, principalmente permitir em caso de estupro, incesto ou perigo para a mãe ou criança, mas proibir depois dos três primeiros meses.
@9JYMJF711mos11MO
A favor. No entanto, concordo que deveria haver uma maior informacao para que haja uma reducao de abortos. Principalmente, nas geracoes mais novas
@9JYKLKLPartido Socialista11mos11MO
A favor, mas proibir após 3 meses. E permitir em caso de estupro, incesto ou perigo para mãe ou criança.
@9JXR99P11mos11MO
Contra com excepção para violação, incesto, perigo para a mãe ou criança, deficiência do feto, adolescentes mas obrigados a frequentarem aulas de educação sexual
@9JWLZFS12mos12MO
Acima de tudo quem sabe é quem suporta o bebé na barriga e se essa mulher o quiser fazer deveria fazer sem haver qualquer preconceito para o lado dela.
@9JW8BZ412mos12MO
A favor, dependendo do histórico médico da pessoa (por exemplo, quantidade de vezes que já pediu para abortar)
@9JVTJF212mos12MO
Sim mas apenas em casos extremos nos quais a pessoa q pretende efetuar o aborto não ficou grávida voluntariamente
@9JVH68G12mos12MO
depende se a mulher for violada entre 4 e não se sabe quem é o pai e sem ajudas só nesses casos assim sou a favor mas agora se tinha uma vida normal é só cometeu um erro é aceitar as consequências
@9JTJMFSIniciativa Liberal12mos12MO
Sou a favor pois a meu ver vivemos num país democrático onde um indivíduo deve ter direito de escolha e de liberdade. Para além disso, embora a temática aborto seja bastante controverso, será da nossa parte humano, permitir-mos que se dê à luz uma criança que poderá viver em decadência? Ou, caso o queiramos evitar, que seja mantido longe da sua família? Como é que eles se iriam sentir?
@9JT4F5T12mos12MO
Na minha opinião, nenhum homem se deve pronunciar acerca do que deve uma mulher fazer ou não com o seu corpo. Eu sou totalmente a favor do aborto; no entanto esta posição deveria ser feita unicamente às mulheres, não aos homens.
@9JSKBPJ12mos12MO
A favor, em casos de detecção de deficiência. Nunca como se fosse um contraceptivo, ou seja fazerem diversos abortos.
@9JR2NX512mos12MO
A favor que uma pessoa grávida possa abortar em qualquer momento da gravidez desde que assim o entenda.
@9JQJX4X12mos12MO
A favor mas cada mulher devia pagar o aborto no sns de forma a responsabilizar e incentivar o uso de contraceptivos
@9JL63NQIniciativa Liberal12mos12MO
o SNS não pode financiar aborto no que toca o uso anticoncepcional do mesmo. Em caso de violação talvez.
@9JKMJFX12mos12MO
Contra, salvo em casos de perigo de vida para a mãe ou a criança, e deve-se criar uma estrutura de apoio as crianças cujas mães não as queiram.
@9JJZBPF12mos12MO
A favor, mas aborto contracetivo não ser gratuito no SNS. Gratuito apenas nos casos de estupro, incesto ou perigo para a mãe ou criança
@9JJMGVF12mos12MO
Aborto deve ser condicionado, ou seja, em caso de uma violação que traga a gravidez a uma mulher, deve sim abortar. Agora em questão de falta de responsabilidade, como não usar métodos contraceptivos, acho que o aborto não deve ser aplicado
@9JHLCJP12mos12MO
A favor antes dos primeiros três meses e fornecer mais acessos a planeamento familiar, educação sexual e mais serviço sociais, pois ajudarão a reduzir o número de gravidezes indesejadas
@9JGQPGT12mos12MO
A favor, mas proibir depois dos três primeiros meses e permitir a qualquer altura em caso de estupro, incesto ou perigo para a mãe ou criança.
@9JGQDSW12mos12MO
Deveria ser legar para todos os casos de estupro e incesto mas deveria haver um limite de 2 abortos por pessoa, caso não seja um dos casos anteriormente mencionado. É necessário que as pessoas olhem para o aborto como o último recurso e não como uma opção de facil acesso inconsequente.
@9JGCYT812mos12MO
A favor caso o utente já não possua as condições mínimas de sobrevivência tanto ao cuidado de uma instituição ou a cargo de familiares e no caso de ser um aborto devido a algum tipo de violação...
@9JFTGCHPartido Socialista12mos12MO
A favor do aborto a a partir dos três meses de gestação. No entanto a favor de planeamento familiar, educação sexual e planos que ajudarão na decisão final. O aborto deve ser uma possibilidade para a progenitora, no entanto não deve ser banalizado.
@9JFJK4Y12mos12MO
A favor. É um escolha pessoal, mas.em clínicas privadas. No serviço nacional só em questão de abusos ou mal formações.
A favor, em casos extremos de deficiência ou se a situação financeira da família não tiver condições para o superior interesse da criança
@9J79PWX1 ano1Y
A favor para casos em que a criança poderia ter deficiências e dependências para toda a vida, estupro e perigo para a mãe e/ou criança. Mas contra em casos em que se utiliza o aborto como contracetivo.
@9J6H5CV1 ano1Y
A favor da despenalização do aborto e de condições seguras para a sua realização no sistema nacional de saúde.
@9J5S2N21 ano1Y
A favor, mas apenas para casos de estupro e gravidez na adolescencia, sendo que para a gravidez na adolescencia deveria haver mais incentivo ao uso de contracetivos e mais consciencialização quanto às relações sexual protegidas.
@9J4T7FK1 ano1Y
Acho que devemos ter a liberdade de poder fazer um aborto em caso de necessidade se não tivermos condições para criar e sustentar a família. No entanto é necessário exigir responsabilidade por parte de quem faz os filhos, pelo que o aborto deve ser permitido em situações que assim se justifiquem.
@9J3X4VH1 ano1Y
A favor mas devem também criar abertura para o pai poder prescindir da parentalidade e correspondentes responsabilidades
@9HZW4YP1 ano1Y
O aborto deve ser legalizado, mas deverá ter várias alíneas para não ser praticado de forma desmedida. Cada situação deve ser avaliada com celeridade extrema. Naturalmente que uma mulher que esteja grávida não intencionalmente, por exemplo vinda de uma violação, não queira ter @ filh@.
A Favor no privado, e contra no Público, se a mulher quiser abortar ela que pague o PV, o SNS n pode tirar uma vida
@9HXX3BH1 ano1Y
A favor. Em casos extremos, como violaçoes, mas também em casos em que a criança não teria uma boa vida. No entanto, não deve ser usado nem visto como contracetivo.
@9HS6J991 ano1Y
A favor desde que tenha acompanhamento médico e psicológico, para não haver vários abortos só porque é legal. Ou seja uma atenção redobrada para quem já fez um aborto ou mais …
A favor, deve ser proibido a partir dos 3 meses de gestação excepto em casos médicos de doenças e risco para o bebé ou para a mãe.
@9HKZC281 ano1Y
A favor, mas contra em casos de irresponsabilidade dos pais e devem haver serviços obrigatórios de acompanhamento psicológico e legal.
@9HFW5RM1 ano1Y
A favor, mas só em casos de incesto, estrupo principalmente em crianças que foram forçadas a um acto desumano.
Contra, mas possível no caso de violação, incesto ou perigo para a mãe ou criança. Para ser proibido, o governo deve investir em planeamento familiar, educação sexual e apoios a famílias e mães adolescentes, solteiras, etc
@9HDCSNG1 ano1Y
A favor em em caso de estupro, incesto ou perigo para a mãe ou criança e investir em planeamento familiar, edução sexual e mais serviços sociais em centros de saúde com objetivo de ajudar a reduzir o número de abortos
@9H9V67V1 ano1Y
A favor. Sou pró-escolha e acho que o Governo não tem o direito de se intrometer em decisões que só a mulher em questão pode tomar para a sua vida. Deve também fornecer planeamento familiar, educação sexual e mais serviços sociais para reduzir o número de abortos.
Neste mundo atual ja nao pode haver desculpas para os jovens imaturos.
Tem conhecimento, e protecoes para fazerem sexo protegidos.
Se continuar a proteger o aborto torna o sexo faz do sexo uma coisa banal. Sao adultos para fazer sem protecao tem de ser responsaveis pelo que fazem.
Ganhar maturidade nos erros.
As mulheres violadas como é obvio tem premicao para o fazerem pk nao tem culpa. Nao consebtiram.
@9H3X9FY1 ano1Y
Sou a favor mas no caso de mulheres que usem aborto como método contraceptivo aí ficar sem opção e laquear as trompas as estas mesmas mulheres
@9H3RMDV1 ano1Y
O estado deveria ajudar as mulheres que desejassem abortar fornecendo uma renda mensal até o nascimento do bebe, assim evitando o aborto.
@9GYTV4L1 ano1Y
Contra, mas pró-escolha e o fornecimento de planeamento familiar, edução sexual e mais serviços sociais ajudarão a reduzir o número de abortos
@9GY62TS1 ano1Y
A favor, mas antes da realização do aborto a mãe terá de passar por consultas psicológicas onde a ajudem a tomar uma decisão na qual não se irá arrepender no futuro.
@9GWSVCP1 ano1Y
A favor, mas apenas suportado pelo estado em caso de estupro, incesto ou perigo para a mãe ou criança
@9GWMKXR1 ano1Y
a favor mediante nr de abortos já realizados pela pessoa (tem de haver limite para não perpetuar problemas de saúde física/mental)e tempo de gestação definido na legislação mediante dados científicos
@9GTHWVS1 ano1Y
A favor, essencialmente em casos de violação ou gravidez não desejada em jovens e familias carenciadas
@9GTCMMD1 ano1Y
A favor da escolha mas com apoio psicológico e consultas de planeamento familiar e contracepção. Em caso de re-incidencia que não fosse por estupro nem falha dos métodos contraceptivos que o custo fosse arcado pela própria por não usar os devidos métodos contraceptivos
@9GSRP9L1 ano1Y
Sou a favor do aborto em determinadas situações como violação e deformação do feto até uma determinada altura de gestação mas por outro lado sou contra por exemplo em casos de casais que usem o mesmo como um "contraceptivo"
@9GSRNH31 ano1Y
em deteriinadas situacoes sou a favor e em outras sou contra depende de cada situacao se for violação e outras coisas sou a favor
@9FMWJXH1 ano1Y
Aceito, mas não como método contraceptivo.
@9FBYP85Iniciativa Liberal1 ano1Y
A favor,quando garantidas solucoes como:Barriga de aluguer,adocao e etc,de modo a zelar pela escolha da mae de abortar,alem disso consagrar o direito a vida do feto.
@9DK4LQ6Partido Popular1 ano1Y
Contra, mas permitir em caso de estupro, incesto, perigo para a mãe ou criança ou em caso de deficiência.
@9JX2X6M11mos11MO
A favor, mas proibir depois dos três primeiros meses e o fornecimento de planeamento familiar, educação sexual e mais serviços sociais ajudarão a reduzir o número de abortos
@9JMTWG212mos12MO
A favor. Depois dos 3 meses e não permitir que o façam muitas vezes, porque deve se ter o mínimo de cuidado ao fazer um filho. Fazer um filho não é brincadeira.
Carregando os temas políticos de usuários que se envolveram com esta discussão
Carregamento de dados...
Participe de conversas mais populares.