Reduza a conversa para estes participantes:
Votando em candidato:
@9HWR4FV 1 ano1Y
Eu no país aonde estou o quem tem que falar a língua local e o visitante
@9J3H2LPPopular Monárquico1 ano1Y
Devemos estar abertos para todas os países e culturas, mas se alguém decide ficar a viver em Portugal deve aprender a língua e integrar-se na nossa cultura
isto não quer dizer que tenha de abandonar a sua
@9J364GV1 ano1Y
Nem sempre as pessoas que estão no país estão permanentes e o facto de se encontrarem num país diferente daquele de origem não os obriga a saber a língua.
@9HV76Z21 ano1Y
É-me igual. Somos todos iguais e temos os mesmos direitos de viver num mesmo mundo, tanto me faz ouvir português, italiano, árabe ou húngaro.
@9HWZS561 ano1Y
Desconfortável com a quantidade de hindostanicos e brasileiros no nosso país,o crescimento não tem sido controlado e as políticas de imigração não são eficazes e facilmente ludribiadas.
@9HX55881 ano1Y
Não me incomoda e fico com curiosidade em conhecer uma língua nova.
@9K2L4HHBloco de Esquerda 12mos12MO
Curioso e contente por haver escolha pelo nosso país. Sinto-me assim porque acredito num mundo de igualdade e liberdade para viajar e viver onde se quiser, porém podendo manter os valores culturais associados ao país natal.
Ao ouvirmos várias línguas em Portugal sem ser o português mostramos que não temos controlo sobre quem entra no país e isso é muito perigoso para todos. Portugal é dos Portugueses assim como a India é dos Indianos. Temos que ser soberanos de nós mesmos e quando não o somos, isso é um perigo para nós, para o nosso futuro e para as nossas instituições
@9K4RC5W12mos12MO
Um país sem influência do exterior é um país sem cultura
Imensos pratos e tradições que Portugal se orgulha ,vêem do exterior e por isso que é um país rico em cultura
Nos temos de aceitar e amar a diversidade
@9JZRVVH12mos12MO
Nós indo a outros países temos de falar a língua falada no país, e quando os estrangeiros estão aqui não se esforçam minimamente para falar a nossa língua
@9K5D2SS12mos12MO
Nao me sinto bem, deviam falar a lingua do pais onde estão
@9KDJBKC11mos11MO
É necessário dar tempo aos emigrantes para terem a oportunidade de aprenderem a nossa língua, muito distinta entre as demais
@9K78YL311mos11MO
Não fico confortável porque não é a minha língua, mas isso é por ser uma limitação minha, e não deve levar à qualquer obrigação de um estrangeiro ter que falar na minha lingua.
@9K3V9KZ12mos12MO
Desconfortável com a quantidade de hindostanicos e brasileiros no nosso país,o crescimento não tem sido controlado e as políticas de imigração não são eficazes e facilmente ludribiadas.
@9KBW2LV11mos11MO
com todos os imigrantes que temos no pais, deveria ser obrigatório falar em português nos espaços públicos
@9KBCDV4Partido Comunista11mos11MO
Porque é bom termos mais linguas no nosso país para também podermos aprender a interagir e a comunicar com as pessoas estrangeiras
@9K3S6F712mos12MO
Tenho receio que o nosso país perca a sua língua !
@9K5DMPR12mos12MO
Os imigrantes não vieram para Portugal à procura de ofuscar o país ou os seus costumes, vieram à procura de novas oportunidades de vida, melhores condições. Tal como os portugueses o fazem noutros países, temos de saber colocarmo-nos na pele do outro, não é fácil recomeçar a vida num país novo e adotar uma nova língua ou costumes diferentes. Há que saber respeitar as diferenças culturais, tanto os imigrantes as nossas, como nós as deles
@9K5C42K12mos12MO
A nossa língua nunca se irá perder devido à natalidade e ao que se vai transmitindo de pais/mães para filhos/as. Para além disso, a língua portuguesa é das cinco ou seis línguas mais faladas a nível mundial.
Eu não me importo, se eles querem estar no nosso país, eles que estejam, eu só acho que deveria haver um custo para isso
@9JZNLZY12mos12MO
Na minha opinião, só tem de estar no meu país quem vier por bem e não a bandalheira que existe hoje em Portugal
@9JZPSMCPartido Socialista12mos12MO
Não acho necessário haver um custo. O que me parece necessário é que as pessoas que acolhemos, se tornem cidadãos integrados e contribuitivos.
@9JWT2MY12mos12MO
Desconfortável com a quantidade de hindostanicos e brasileiros no nosso país,o crescimento não tem sido controlado e as políticas de imigração não são eficazes e facilmente ludribiadas.
@9K2MNCQ12mos12MO
Apoio a imigração, mas sou natural de Portugal e não quero ser esquecida. Por isso, acho que também merecemos apoio e não só quem vem para cá.
@9K2KK5G12mos12MO
Fico feliz por saber que Portugal é o destino escolhido por muitas famílias para iniciar uma nova etapa e melhorar as condições de vida. O sucesso faz-se da diversidade.
@9K539YF12mos12MO
Não tenho sentimentos porque vivemos todos num mesmo mundo.
@9KC9GP8Partido Socialista11mos11MO
Creio que cada pessoa, por viver numa cultura diferente, pode possuir uma língua diferente, e temos todos o direito a expressar a mesma.
País e cultura, um bocadinho de bom senso e respeito fica bem a toda a gente. Ser Português não é ser brasileiro ou indiano, ser português é ser português.
@9JX2ZHS12mos12MO
Admito que às vezes náo confortável, mas sei que é apenas a reação a algo diferente. Objetivamente, eu sei que estas pessoas (independentemente da sua origem geográfica) devem ter os mesmos direitos que os cidadãos Portugueses.
@9K39TYJ12mos12MO
É normal a comunicação entre pessoas do mesmo país no seu idioma. Mas em locais de serviços públicos, entre um grupo, trata se de falta de educação. Existe sempre a opção de ficar em silêncio e falar no exterior.
Muitos utilizam outro idioma para comentários e observações negativas e conflituosas.
Já fui emigrante e sempre restringi me de falar português na presença de quem não compreendia.
Simplesmente boa educação.
Por isso temos imigrantes em Portugal à 10, 20 anos que não falam Português.
@9K38DSZLIVRE/Tempo de Avançar12mos12MO
É natural que o diferente não seja confortável quando queremos conforto. Lembro-me do "Adamastor" que era inexistente, apenas um medo figurativo do desconhecido. Mas nós, portugueses, já lutámos com isso várias vezes, e fomos capazes de o ultrapassar.
Sinto-me noutro país,a imigração está completamente desregulada e em desiquilíbrio, estamos a importar culturas completamente distintas da nossa que vão causar sérios problemas num futuro próximo
@9K7N5V4Cidadania e Democracia Cristã 11mos11MO
Eu acho que depende muito da língua, se forem línguas europeias, americanas não tenho qualquer problema mas em relação a Árabe e a outras sinto um certo desconforto (não é preconceito, mas ouvir esta e outras línguas cada vez mais no nosso país onde não existemr egras rigidas contra o crime é preocupante
@9KBTCZQIniciativa Liberal11mos11MO
Falar de preconceito adotando uma postura/atitude preconceituosa é mais alta forma de racismo e xenofobia, proponho olharmos para nós primeiro, percebemos o que nos faz sentir da forma como nos sentimos e procurar resolver as nossas preocupações ou outros problemas que possam interferir ou criar pensamentos negativos que podem não só distorcer a forma como vemos o mundo mas também como interagimos com ele.
@9K3YKTNPessoas-Animais-Natureza12mos12MO
Sinto que o meu país é multicultural e que aceita várias culturas, sinto-me bem com isso
@9K9PWBQPartido Socialista11mos11MO
Devemos aceitar pessoas e viver em comunidade . São seres humanos , independentemente da raça ou língua.
@9JXSLLS12mos12MO
Sinto-me normal, uma vez que não sinto que isso compromete de todo a vida de alguém.
@9K3SWWH12mos12MO
Existem centenas de linguas no mundo, cada pessoa é livre de falar a língua do seu país de origem. Deste modo, eu devo apenas respeitar a liberdade do outro de falar a língua com que mais se sente confortável.
@9K7CPXL11mos11MO
É estranho preceber que uma pessoa não fala a nossa ou a dela e será muito estranha falarmos. Eu como português não me sinto bem ouvir pessoas residentes de outros países a não falarem português (não sei por que).
@9KG768PPartido Comunista11mos11MO
Todos temos direito a expressão na nossa língua materna, não deve ser excluído um imigrante por não falar português, mas deve ser integrado, devem haver acções de formação de português e cidadania e cultura portuguesas gratuitas e obrigatórias, preferencialmente com apoio das entidades patronais, bem como iniciativas de partilha cultural, de forma a promover a integração
@9K6GDVS11mos11MO
Se for no meu país, a casa esquina que dobro, muito triste.
@9KCDLRZ11mos11MO
Porque é que ficaria triste? As pesssoas não crescem todas no mesmo ambiente quer social quer cultural têm direito a expressar a sua língua. Claro que um estrangeiro que visite ou resida em Portugal deve fazer um esforço para integrar a língua portuguesa.
@9K6BCWX11mos11MO
Normal, também vou ao estrangeiro e gosto de me sentir à vontade ao falar a minha língua
@9KDJSTSLIVRE/Tempo de Avançar11mos11MO
Todos devemos ter o direito à nossa diferença num estado democrático, e falar a nossa língua de origem num país estrangeiro é reflexo disso mesmo. Devemos, contudo, promover o uso da nossa língua em residentes estrangeiros que se instalem de forma definitiva (ou por longo período de tempo), no nosso país.
@9K5FS7S12mos12MO
Incomoda me pois estou no meu país e não sei oque estão a dizer e podem estar a falar de mim sem saber. Acho que me sinto assim porque cada vez mais é mais comum acontecer
@9KDFC7Q11mos11MO
Apelo à obrigatoriedade de aprender português, sendo que é uma língua complicada que leva o seu tempo a aprender, desta forma, devemos dar tempo. Mas é necessário ter uma autoestima muito baixa para pensar que alguém está a falar mal de si, assim que ouve alguém falar numa língua estrangeira que não compreende, daí discordar da afirmação anterior.
É normal as pessoas dos mesmos países falarem entre si na mesma língua, no entanto acho que deveria ser obrigatório em contexto público adotarem o idioma português.
@9K4VBMW12mos12MO
As pessoas que sao da mesma nacionalidade em o diteito de falar a sua lingua materna pos é normal e mais facil a comunicação muitas vezes
@9JWFVNV12mos12MO
Não me faz diferença, somos livres de comunicar com os nossos da forma que preferirmos.
@9JX7792 12mos12MO
Concordo que entre elementos da mesma etnia/nacionalidade podem e devem comunicar da forma que entendem ser a mais fácil, no entanto, o domínio da lingua portuguesa tem de ser obrigatório para comunicar fora do seu ambiente
@9K65V5311mos11MO
Sinto-me indiferente se estiverem a falar em privado, pois não é do meu interesse saber as suas conversas privadas, mas incomodado quando estiverem a falar em publico, pois neste caso devia ser para o maximo de pessoas possivel e deviam falar em português, pois esta é a língua oficial.
@9K76TMP11mos11MO
As pessoas são livres para tentarem uma vida melhor onde lhes cabe. Nem sempre o dinheiro vai ser suficiente para realizar uma mudança de país E aprender a língua local simultaneamente. Portanto, não cabe a ninguém julgar.
@9K5MX3KLIVRE/Tempo de Avançar12mos12MO
Aceito perfeitamente e se tiver interesse, tentarei aprender, porque não?
@9K6JLJR11mos11MO
Não me tenho que integrar quando o assunto são línguas estrangeiras, os imigrantes devem sim integrar-se na nossa língua e cultura.
@9K3F45L12mos12MO
Sinto me mal, visto que não me sinto integrada no meu país quando maior parte das pessoas falam línguas diferentes.
@9K6VPKJ11MO
isso não é assim tao preto no branco, os imigrantes fazem falta a POrtugal, pois oferecem mao de obra que hoje em dia é escassa e nao nos podemos esquecer que Portugal é um pais de emigrantes, mas os imigrantes quye vêm para Portugal têm que se sujeitar àquilo a que os nosso emigrantes se sujeitaram, trabalhando no que lhes ofereciam para tentar ganhar a vida
@9JYMXSM12mos12MO
Em Portugal, deviam falar ou português ou inglês. No máximo espanhol por ser o país vizinho
@9K47GT2Bloco de Esquerda12mos12MO
A resposta não oferece qualquer argumento em favor dá posição defendida. A lingua materna alheia não concerne a ninguém. Desde que o português seja protegido enquanto lingua oficial e continue a ser ensinado, ouvir outras linguas no dia a dia não é um problema.
@9JVXR6712mos12MO
Desde que venham por bem, trabalhem, paguem impostos têm direito a procurar melhores condições de vida, tal como os nossos avós e pais fizeram e os nossos filhos estão a fazer.
@9K2L4HHBloco de Esquerda 12mos12MO
Concordo, porém esta opinião é frequentemente usada para camuflar opiniões xenofobas, uma vez que foca a obrigatoriedade de pagar impostos em quem vem de fora mas não ressalva a mesma obrigatoriedade para quem é português.
@9J86H7W1 ano1Y
Sinto curiosidade e um pouco de receio que vem de uma insegurança em relaçao ao desconhecido
@9JDP4PM1 ano1Y
Neste momento, derivado ás guerras que tem ocorrido e derivado do facto de qualquer pessoa entrar no nosso país, quando estou num determinado espaço público e vejo um grupo de pessoas a falar uma língua que não entendo, sinto algum receio do que possam estar a comunicar entre si
@9K83QQ811mos11MO
Acho que deveriam ter um nivel minimo de conhecimento da lingua
@9KFZF6CBloco de Esquerda 11mos11MO
Penso que quando se imigra para um país deve se ter sim um mínimo conhecimento da língua, primeiramente para criar um ambiente confortável em situações de socialização, segundamente para ser mais fácil a procura de trabalho e por fim para não dificultar a compreensão entre nativos e imigrantes.
@9K7GVFF11mos11MO
Não me incomoda, cada pessoa fala a sua língua e está no seu direito
@9KDKMRS11mos11MO
Depende do contexto que nos encontramos, se for um vendedor a falar a sua língua sendo habitante de Portugal e respetivamente vendedor, devia haver um minimo respeito e consideração em relação ao país que habita.
@9K6K2JK11mos11MO
Sinto-me triste pois gostaria de poder entender mais pessoas e também gostaria que falassem a minha língua visto que estão em Portugal
@9KC28VZ11mos11MO
A individualidade é importante e respeitar as origens culturais, mas ao viver em portugal é necessário ter bases da língua e existir uma tentativa de integração a cultura e costumes do país
@9JYV6CL 12mos12MO
Não me provoca um sentimento particular. Sinto alguma vontade de as compreender, talvez. Gostava de compreender todas as linguas do mundo. Não sendo possível, gostava pelo menos de compreender mais algumas. Acho que por vontade de conhecer as pessoas, de saber mais sobre o mundo.
@9K65KQ4LIVRE/Tempo de Avançar 11mos11MO
A diversidade cultural contribui para o enriquecimento intelectual de todo e qualquer individuo. Pelo que aprendrr linguas ou culturas so contribui para uma sociedade mais tolerante.
@9K84S6X11mos11MO
Não me diz respeito logo não tenho que sentir nada, um pouco de pena por não saber a língua, e triste por estas pessoas terem de fugir dos seus países, deixar família, e na maioria das vezes vir passar necessidades no país que os recebem, como o nosso.
@9KGZNDV11mos11MO
Nada contra quem foge de guerras para ter uma vida melhor! Apenas contra a excessividade de pessoas de outros países que não só não interagem Conosco porque a língua não é a mesma, bem como vieram para criar desacatos e impingir costumes que não são nossos.
@9K7HYPZBloco de Esquerda 11mos11MO
Apesar de ser a favor da diversidade e da preservação da entidade de cada cidadão, sou da opinião que deveriam ser obrigados a aprender a falar português, talvez através do apoio do governo.
@9KBSJ2F11mos11MO
Ninguém deve ser obrigado a fazer o que não quer, de qualquer modo sou a favor que hajam apoios do governo português de modo a que haja formações acessíveis para quem quiser aprender a nossa língua.
Não me sinto diferente, pois é normal pessoas falarem diversas línguas apenas não concordo quando vêm para o país sem falar o mínimo da língua do país que vivem
@9KDXKNB11mos11MO
Os emigrantes na sua maioria vem a procura de refugio, nao de uma chance de ameacar outro pais e ao ouvir diversas linguas pode incentivar os jovens portugueses a aprender novos idiomas e culturas.
@9JTNHMJ12mos12MO
Eu acho que um país que possua um património cultural cada vez mais diversificado é uma coisa positiva.
@9JX3R7ZLIVRE/Tempo de Avançar 12mos12MO
Gosto de línguas. As que conheço, as que poderei conhecer, as que não terei tempo para conhecer.
Para mim, as línguas são portas do mundo e quantas menos conhecemos menor é o mundo que temos disponível. Também: ouvir línguas estrangeiras no meu bairro aumenta a probabilidade de encontrar restaurantes estrangeiros - e penso que também a culinária variada é um alargamento do mundo.
@9K5CM7W 12mos12MO
Não sinto nada em especial, é normal haver pessoas de outras terras que não falem o português no nosso território. O que me incomoda é imigrantes que estejam realmente a viver em Portugal e que não queiram aprender a língua, não deveria ser permitido os mesmos obterem a nacionalidade sem antes realizarem um teste da língua e cultura
@9K79JN711mos11MO
adoro novas linguas e ouvir como sooam. não quero saber onde ouvi, se as ouvir cá sinceramente poupam-me a viagem. tanto me aquece como arrefece como pra ca vieram ou o que fazem da vida, metam-se na vossa mase
@9K5CM7W11mos11MO
Diz me que votas no bloco sem dizer que votas no bloco
@9K2NFX312mos12MO
Quando um estrangeiro não sabe falar a nossa língua e apenas comunica com a sua língua materna sinto que deviam aprender o pelo menos o básico da nossa língua para se poderem comunicar connosco
@9K2TSPG12mos12MO
Um estrangeiro que venha para Portugal deve aprender português não só para perceber os portugueses mas também para se fazer perceber.
@9K4YCNRIniciativa Liberal12mos12MO
Cada um tem a sua cultura língua e direito a isso, mas se falarem comigo têm de falar em algo que eu entenda
@9K935ZN11mos11MO
Quando nos dirigimos a alguém, o ponto mais importante é a comunicação, portanto temos sempre que encontrar um meio confortável às duas pessoas. O uso de inglês, reconhecido como língua universal é o mais comum
@9JZ9XYD12mos12MO
Acho uma situação normal. Não podemos esquecer que Portugal têm muitos emigrantes por todo o mundo.
Carregando os temas políticos de usuários que se envolveram com esta discussão
Carregamento de dados...
Participe de conversas mais populares.