Reduza a conversa para estes participantes:
Partido político:
Ideologia:
Tema político:
Municipalidade:
Freguesia:
@9HDSBCVPartido Socialista1 ano1Y
Não! Vivemos num estado laico e como tal a igreja catolócia, ou qualquer outra, não deverá ter um papel participante em questões políticas.
@9JY5MTL1 ano1Y
Não, são cada vez mais pedófilos e usam a relegiasão para perdoar os seu atos de merda
@9K59Y7CBloco de Esquerda 1 ano1Y
A religião controla já bastante coisa, não podemos generalizar no entanto sabemos que muita coisa é “escondida” na igreja. Não podemos permitir que algo com tanto podres dite o futuro político do país
@9K3Y7W71 ano1Y
Apesar de Portugal ser um país católico, não deve ser a igreja que determina a forma de reger e legislar o mesmo.
@9K7QK7J12mos12MO
A igreja tem as suas condições. Só é católico quem quer.
@9KGCF4412mos12MO
A religião e a política são temas diferentes. Se considerarmos a opinião da igreja católica temos de considerar também das outras religiões que existem no país!
@9KG9WD712mos12MO
A Igreja Católica é apenas para quem é católico. Não representa a totalidade da população, não devendo assim ter “uma palavra a dizer” relativamente a questões que abrangem todos os cidadãos do país.
@9JJLP641 ano1Y
Não. A igreja católica não devia se pronunciar sobre quaisquer impactos sociais que possa causar.
@9JNXK9H1 ano1Y
A igreja católica não deve ter influência nem palavra sobre questões políticas nem de liberdade individual
A igreja católica deveria ser mais liberal, até mesmo perante eles, a maioria de todas as guerras têm a ver com as religiões.
Não, pois vivemos em Estado laico. Como instituição não deve dar opinião, mas as pessoas que fazem parte da instituição, são livres de dar as suas opiniões apenas como indivíduos da nossa sociedade.
Não, já não vivemos na era medieval, muitos de nós têm valores cristãos mas não se pode deixar a igreja ter poder, podemos ver isso na história.
@9HDL555Partido Socialista1 ano1Y
Acredito que não, a religião não deve ter voto messas matérias
@9HGNBML1 ano1Y
Acredito que não, a religião não deve ter voto messas matérias
Não, a igreja não deveria interferir com a política.
@9K2L4HHBloco de Esquerda 1 ano1Y
A igreja Católica deveria ter exatamente os mesmos direitos que qualquer outra religião, e para mim uma religião é uma crença que une um grupo de pessoas, nada indica que tenham alguma vantagem opinativa em relação uns aos outros ou aos que não têm religião. Para mim nunca fez sentido que a igreja Católica tivesse um dizer com maior impacto nas decisões que dizem respeito a todos, porque quando falamos de todos não falamos na comunidade Católica, falamos em todos os cidadãos portugueses,… Consulte Mais informação
@9K78XB21 ano1Y
A Igreja Católica não tem nada a ver com o governo, e honestamente, nem se devia pronunciar sobre qualquer questão ética (dentro de espaços políticos) tendo em conta o estado da mesma
@9K2329M1 ano1Y
Não, o país não deve ter em consideração a Igreja nesse tipo de questão.
@9K5YKHT1 ano1Y
Não. A religião católica devia pregar a sua fé e acreditar no que acredita. Não interferir nas lutas do povo, sendo esta extremamente privilegiada, além de não ser lógico interferir, não está no seu direito.
@9K7S6TT12mos12MO
Não, obsoletos devem estar fora de decisões tão elementares
@9KG63LT12mos12MO
A igreja não contribui para o desenvolvimento do país nem para a educação dos jovens tirando nas suas escolas privadas o que significa que não deve ter opinião nem palavra em assunto nenhum. Tem demasiados assuntos para resolver tais como as violações por parte de muitos dos seus integrantes.
@9K7TGKWPartido Socialista12mos12MO
Não. A separação entre igreja (seja católica ou qualquer outra) e Estado deve ser clara e respeitada.
@9KGPS7C12mos12MO
Portugal é um estado laico, a religião nunca deveria interferir nas leis e politicas de um país, especialmente porque não pagam impostos e o que defendem é baseado no conservadorismo e ideiais patriarcais.
Não. Uma igreja mais que ultrapassada e manchada de polémicas não devia ter qualquer opinião sobre questões políticas. Um à parte: dar valor ao progresso e tentativa de evoluir da parte do Papa Francisco
@9K65CF71 ano1Y
como é que a igreja que defende uma larga quantidade de leis restritas e que pune tantas ações estar envolvida em tanta polémica de crimes sexuais que seria, aos olhos dos cristãos, algo imperdoável, ter algo a dizer sobre política?
a igreja mostra se degradada decadente e envolta em polémicas graves pelo que não deve ter nada a dizer sobre politicamente
Não deve ser atribuida uma decisão a total a nenhum dos lados, devendo ser equilibrado
@9K5HWR21 ano1Y
Os valores que estão na base da igreja católica, já são parte intrínseca dos valores da sociedade portuguesa, pelo que ter um órgão que tem como função apenas intervir nesta questão onde visa apenas salvaguardar valores que já estão sedimentados, acaba por proporcionar uma visão conservadora e ineficaz.
@9K5S6PY1 ano1Y
Mesmo Portugal sendo um país católico, existem diversas culturas e religiões para se impor algo como a religião, além disso é possível escolher uma educação católica ou não e acredito que isso deve ser uma opção dos indivíduos.
@9K7H7DX1 ano1Y
A igreja católica ainda se rege pelos cânones do passado. Tem de haver uma maior abertura principalmente no que toca ao casamento e a educação
@9K3FC3F1 ano1Y
Não, de todo. Qualquer religião ou culto deve ser livre de praticar a sua fé e manter as suas convicções desde que respeitem os direitos e liberdades dos restantes cidadãos. O Estado não deve considerar qualquer posição ou opinião religiosa. Deve representar o seu povo todo de forma igual sem influência de qualquer crença espiritual
@9JZ75K51 ano1Y
O Catolicismo deveria dar a conhecer e sensibilizar as pessoas da mensagem que a biblia passa, mas não acho que tenha de ser a decisão final pois muitos assuntos apresentados na biblia já não estão adaptados ao tempo atual e há que saber interpretar e moldar a palavra de Deus aos tempos correntes.
@9K6S7291 ano1Y
A religião corresponde a uma perspetiva individual de crença e fé. Em nada deve interferir com outros espectros societais.
@9K78XDG1 ano1Y
Podem expressar a sua opinião mas não deveriam ter poder para alterar legislação.
@9KFQ7ZQ12mos12MO
O estado é laico, a igreja e o estado são duas coisas que nunca se devem misturar. Uma pessoas que não seja religiosa não deveria ter de viver num país onde a igreja se envolve na politica, tendo assim de seguir regras que seguem os principios de uma religião que não acredita.
Não, a Igreja Católica não deve ter uma palavra a dizer em questões políticas, uma vez que o Estado é laico.
@9K7HFXN1 ano1Y
Nao deve ter palavra a cerca do assunto, pode expressar a sua opniao no entanto nao deveria ter um peso na tomada de decisões , como referido na resposta a cima o estado portugues é um Estado Laico pelo que a igreja nao tem poder a cerca das decisoes tomadas por este
@9K3SYC21 ano1Y
Não, pois a religião é algo específico de cada um, e não seria justo obrigar alguém que não acredita numa certa religião a viver segundo as regras da mesma.
@9KB9LYK12mos12MO
Há um direito humano que garante a liberdade de religião para todos, por isso, não é justo que uma religião se sobreponha a todas as outras e passe a definir o que está certo ou errado política e socialmente. Uma coisa é um governo ter bases cristãs. Acho que isso é inevitável, porque se houver políticos cristãos, é impossível eles se dissociarem daquilo em que acreditem. Outra coisa é permitir que uma igreja, que tem um cariz social, em vez de político, decida tudo para toda a gente.
@9K2HX8W1 ano1Y
Não. O papel da Igreja é do fórum religioso. A história tem inúmeros exemplos de como a influência da Igreja no governo pode ser negativa
@9K7CPXL1 ano1Y
Eu sou ateu e no meu ponto de vista a igreja sempre quis se meter em assuntos de política e das pessoas e querem controlá-las. Por isso as pessoas devem estar informadas para não serem enganadas por "truques" da igreja sobre nós.
@9K34RDP1 ano1Y
Não, nenhuma. Somos um estado laico. E a igreja devia pagar impostos.
@9K9JW7CPartido Socialista12mos12MO
A igreja católica ao interferir impõe as suas ideias, pondo em causa o direito de não estar associado a nenhuma religião
@9JYY9N6 1 ano1Y
Não, não há lugar para religião na politica e a igreja católica não é mais do que nenhuma outra religião para ter esse tipo de direitos.
@9K686SN1 ano1Y
Deve haver uma clara distinção e separação entre estado e igreja, os temas politicos devem ser respondidos pela vontade dos cidadãos, não a vontade de qualquer outra organização, como por exemplo uma organização religiosa, que não reflecte os cidadãos na sua integra
@9K63VTM1 ano1Y
@9K6LV791 ano1Y
Nunca. Já lá vai o tempo em que a religião de uns deve reger a vida dos outros. Uma coisa é o Estado e outra a igreja. Tem que haver separação dos dois. Cada um tem de ser livre para escolher o seu caminho.
@9KF843M12mos12MO
Um país e o estado não são compostos unicamente por membros da mesma religião, igreja (seja ela cristã, judaica, muçulmana, wtvr) interferir com política e governamentação faz tanto sentido como arbitrar partida de xadrex com regras de futebol.
@9K674NWPartido Socialista1 ano1Y
Não, a liberdade religiosa é um direito fundamental consagrado na nossa Constituição, assim como um Estado “desligado” de cultos ou ideologias religiosas. Se assim não fosse, não se trataria de um Estado de Direito.
@9K7DHMY1 ano1Y
Apenas o estado é responsável pelas medidas impostas e o povo. Se fosse para nos regermos pela Igreja, seria olho por olho, dente por dente, ou seja, seria ainda mais caos.
@9JTNHMJ1 ano1Y
Não. A igreja é uma organização religiosa, e não deve ter alguma voz na gestão social do nosso país. Vivemos num estado laico e multicultural, a igreja católica não é superior para ditar como educamos o país nem como o casamento é permitido.
@9JVX7X9Partido Social Democrata 1 ano1Y
As religiões ou até os clubismos acabam por representar uma fração da população, então deu-se tomar decisões que representem todos os cidadãos sem excepção
@9K4L76D1 ano1Y
Não. Portugal, apesar de ser um país com muitos praticantes da religião católica, é um país democrático que não deve ter decisões a serem tomadas devido a uma religião. Portugal é um país moderno e desenvolvido. A religião é um tema pessoal e não de governação de um país.
@9KCGRGM12mos12MO
Não. Portugal, apesar de ser um país com muitos praticantes da religião católica, é um país democrático que não deve ter decisões a serem tomadas devido a uma religião.
@9JPGBLN1 ano1Y
Não, qualquer tipo de religião deverá ter zero influência na forma como um país se governa. A religião e suas instituições têm o direito de existir, mas apenas devem influenciar aqueles que optem relacionar-se a elas.
@9JQQSRK1 ano1Y
A opinião da religião é baseada em crenças que nem todos nós apoiamos e acreditamos
O estado é laico
@9HKY2DY1 ano1Y
Nunca. O estado é laico e deveria sempre ser. A religião promove muitas vezes a opressão de certas pessoas e polariza as contra as outras. Cada um é livre de escolher a sua religião ou nenhuma, mas nao deveria nunca ter a liberdade de impingir aos restantes as suas visoes.
@9HKG9J41 ano1Y
Não. O nosso estado é e deve ser laico. A catolicismo ou outra religião que seja não devem ter qualquer papel político.
@9HDSXJQ1 ano1Y
Não. Um sistema de valores que não pode ser comprovado cientificamente nunca deverá ter a possibilidade de realizar escolhas que tenham impacto real na sociedade.
A Igreja Católica como instituição com algum peso na sociedade propõe uma sociedade que haja de acordo com os seus valores. No entanto, cabe aos cidadãos escolher se esses são os seus valores.
@9K85GQW12mos12MO
Defenitivamente não! Eles ja atrasaram o país imenso.
@9HNPWLN1 ano1Y
Sim, a igreja catolica tem um papel institucional nos paises ocidentais e deverá continuar a ter de forma a manter as tradições e custumes que marcam o nosso modo de viver
@9HNM2J91 ano1Y
Não, penso que todos os estados devem ter um pensamento agnóstico quanto à regulamentação e à gestão de um estado
@9HNL4MR1 ano1Y
Penso que o catolicismo é algo que deveria ser ultrapassado, não tendo qualquer influência politicamente.
@9HMF65J 1 ano1Y
Não. Portugal é um país laico. A igreja católica não deveria ter quaisquer influências na política ou educação.
@9HSB2VGBloco de Esquerda1 ano1Y
Não, Portugal é e deverá permanecer uma estado laico.
De modo algum, não! Ainda por mais com todos os escândalos em torno da Igreja Portuguesa (e mundial) hoje em dia.
Não. Acho que a Igreja deve estar sempre separada do estado e deve evitar ao máximo de fazer algum comentário político.
@9JCY5831 ano1Y
Não, mas as pessoas também não deviam ser alvo de chacota por defender legislação que coincida com a doutrina católica.
@9K6PPRW1 ano1Y
Em educação não mas no casamento acho que as pessoas devem ter o direito a casar pela igreja.
@9K68VJB1 ano1Y
Não. A religião deve ser uma entidade completamente separada do estado.
@9K52G621 ano1Y
Nunca, uma questão individualista nunca pode tornar se um modo de governação
@9K26J6Q 1 ano1Y
Não, de maneira alguma deveria a igreja ter direito à palavra enquanto às leis, à política e à educação, não seria responsável deixar um grupo de pessoas com ideias fixas comandar a vida de toda a população, não concordo.
@9JYJFBCIniciativa Liberal1 ano1Y
Nao, porque apesar de Portugal ser um pais em que a religião predominante é o Carolicismo acho que não deviam ter nada a dizer pois no final de contas existem pessoas que nao sao dessa religião logo nao teriam, na teoria, de respeitar essas leis.
@9JXWMYY1 ano1Y
Não, Deus nos guia pela sua palavra, poder, e amor. As opiniões dos padres são as opiniões de humanos simples e preocupados coma vida deles de dia a dia. Não são autoridade nenhuma politica e social. Já não vivemos nessas eras tão barabaras.
@9JWVNPX1 ano1Y
Deveria haver um acordo entre igreja e governo sobre as leis que envolvem ambos mas sem a interferência de extremistas, tem tem se manter o liberalismo
@9JTDLD8Iniciativa Liberal1 ano1Y
Não, a Igreja Católica só deve ter uma palavra a dizer dentro das igrejas cristãs e não em questões políticas.
@9JPS36T1 ano1Y
Não. Já se provou inúmeras vezes ao longo da história que religião e política não fazem um bom sumo. A visão da igreja, apesar do esforço aparente do atual papa, continua virada para os valores do antigamente. Nem tudo mudou pra melhor mas há que compreender que mudou. E quanto a isso nao há nada a fazer, apenas compreender, respeitar e viver com!
@9JDYMNY 1 ano1Y
Não, mas poderiam criar uma equipa ou empresa onde quem tiver interesse na igreja aceder aos seus aos seus serviços
@9J9LL6L1 ano1Y
Não. A igreja tem uma visão pouco flexível sobre estes temas.
@9HK47PH1 ano1Y
Nenhuma religião tem o direito sequer de existir. Só a verdade pode ter direito de existir, e o método científico já demonstrou que todas as religiões mundiais são uma infantil fantasia e mentiras e discursos de ódio sexual e de gênero.
@9K83CZZ12mos12MO
Nao. A igreja nao pode fazer parte do estado, a religião é uma crença e nao uma forma de governo
@9K82CKH12mos12MO
Não pois a religião não deve ter nada a haver com decisões politicas pois interfere no pensamento humano e não põe em causa o nome de deus ou jesus como sempre fazem.
Carregando os temas políticos de usuários que se envolveram com esta discussão
Carregamento de dados...
Participe de conversas mais populares.