Portugal deve continuar a apoiar Israel?
Os EUA atualmente dá $ 38 bilhões para Israel a cada ano em ajuda ajuda externa. A maior parte da ajuda é usado por Israel para comprar equipamento militar americana, como jatos e componentes para a defesa antimísseis. $ 38 bilhões são de 50% do orçamento de ajuda externa dos Estados Unidos para 2017. Os opositores argumentam que o auxílio dado a Israel é desnecessária já que o país fornece cuidados de saúde gratuitos e de matrícula da faculdade para seus cidadãos. Os defensores argumentam que o auxílio é necessário para promover a democracia no Oriente Médio e manter um equilíbrio de poder com outros países da região.
Reduza quais tipos de respostas você gostaria de ver.
Reduza a conversa para estes participantes:
Municipalidade:
@ISIDEWITH5mos5MO
O que aconteceria se os EUA parassem completamente de fornecer ajuda externa a países como Israel - como você acha que isso afetaria as relações globais?
@9WS2F87Iniciativa Liberal3mos3MO
Isso iria aumentar a probabilidade do fim desses conflitos.
@9VWPFDZBloco de Esquerda4mos4MO
Na minha opinião, isso travaria de certa forma os países ajudados pelos EUA. Isto porque, grande parte do armamento que Israel possui, é financiado pelos EUA.
@9VQXQDMPartido Socialista4mos4MO
Sim,pois o conflito iria-se alastrar para paises mutio perigosos, no caso do irão e da russia
@9HB9CX51 ano1Y
Sim, na medida de impedir o massacre no entanto deve ter também em consideração o que Israel fez à Palestina. Os Hamas devem ser extremamente punidos mas Israel também errou.
@9D2GTHG2 anos2Y
@8Y9MWTL3 anos3Y
@8GY4SB64 anos4Y
Sim, mas sem permitir o desrespeito de outras nações.
@B2LFC435 dias5D
Deveríamos intervir num sentido de que ambos os Países se entendessem uma vez por todas, porque a Guerra só trás malefícios para todos, exceto quem lucra com isso e com a Indústria do armamento.
@B2CTYS3Partido Popular3 semanas3W
Apoiar Israel no seu direito à legítima defesa e direito de existência, mas exigir sempre o respeito pelo Direito Internacional assim como pela vida de civis dando moderação ao conflito par que se inicie o processo da construção de 2 Estados
@B2BKYRKPartido Social Democrata3 semanas3W
Em certos aspetos sim, noutros não. Mas não deve enviar elevadas quantidades de dinheiro para o Israel
@9ZWQCH72mos2MO
Apenas em um sentido de apoio social e de bens e ajuda humanitária, mas não contribuir para as atrocidades que o estado comete contra a palestina, e enesse caso, cortar a ajuda oferecida
@9ZWF9R22mos2MO
Não, pois portugal apenas ajuda quando sao assuntos politicos. Nao ajuda quando é para acabar com a fome em africa por exemplo
Não, deve ser condenar a limpeza racial feita em Gaza. O objetivo (erradicar o Hamas) está certo mas os meios são errados.
@9NVPNBJ8mos8MO
Conflitos fora da Europa não são viáveis, cada país primeiro se deve preocupar primeiro com o seu país e só depois ajudar em caso de acordo de troca viável para o bem estar do país.
@9KR3GTM11mos11MO
Devíamos apoiar o povo palestino com ajuda humanitária e fazer os possíveis para que Israel sofra consequências legislativas sobre os crimes de genocidio
@9KQVPBC 11mos11MO
Não, Portugal deve manter-se politicamente neutro nas guerras, ajudando apenas humanitariamente e condenando quaisquer atos de crime, seja de qual parte for.
@9KQLK7Z11mos11MO
Devíamos só investir em modos de parar a guerra de vez. Não vêm que a história se repete? Aprendam e mudem algo de uma vez por todas, violência não leva a lado nenhum.
@9KP6YWJ11mos11MO
Sim, mas, a razão pode ser perdida pela forma como a situação é gerida o que aparentemente está a acontecer
@9KN6VJ211mos11MO
Sou pela paz no mundo, por isso não concordo com os ataques de Israel à Palestina mas os dois povos estão a sofrer
@9KMZLPCLIVRE/Tempo de Avançar11mos11MO
Deve ser feito um estudo aprofundado para a sociedade entender melhor qual é a diferença se ajudar ou não. O que Portugal perde ou ganha no curto e longo prazo ajudando países em guerra
@9KLGTPY11mos11MO
Não podemos estar preocupados com outros países se a situação em que se encontra o nosso não é estável
@9KK8PQX11mos11MO
Devemos apoiar no sentido de obter paz entre os dois países e não o incentivo a guerras e o financiamento das mesmas
@9KJT6TSPessoas-Animais-Natureza11mos11MO
Deveria ser avaliada mais profundamente e talvez diminuir o apoio monetário e tentar ajudar de outras formas.
@9KJS8TY11mos11MO
Devíamos estar mais preocupados com os nossos problemas na saude na educação, na habitação, o dinheiro que podia dar para ajudar polícias bombeiros escolas e hospitais, era mto melhor do que estar ajudar os de fora.,
@9KHKL6B11mos11MO
Portugal deve tomar uma posição justa não sabendo ao certo a realidade entre os países, na vista deve apoiar Israel respeitando a sua autonomia e evitando o centrismo como países que apoiam porém querem decidir por si
@9KGLSS5Iniciativa Liberal11mos11MO
Apoiar as pessoas inocentes de ambos os países. Não apoiar regimes, mas incentivar à paz e à negociação pacífica entre ambos os países. Os criminosos de guerra devem ser julgados.
@9KGDXS6 11mos11MO
Concordo com a cooperação mas apenas de países cuja economia demonstre ter receita Suficiente para isso. Portanto no nosso caso não. Talvez se acabarem com o enriquecimento desmedido de alguma meia dúzia de portugueses e respetivos amigos, possamos ajudar outros países com grande necessidade e evitar que país e filhos vejam os seus pais ou filhos morrer.
@9KC9R6X11mos11MO
Portugal deve respeitar os tratados e acordos estabelecidos com outros países, não devendo imiscuir-se na suas decisões
@9K75F2D11mos11MO
Não. Para alem de retirar apoio e ajuda também deve fazer pressão sobre os parceiros para sancionar israel pelo genocídio violento que está a cometer.
@9K3W86712mos12MO
mais um vez, resposta demasiado complexa, que não se encontra plasmada em nenhuma das hipóteses apresentadas.
@9JZL6L412mos12MO
Não, não deveríamos apoiar nem Israel nem qualquer outro povo ou nação que pratique actos terroristas e ataques a outros paises
@9JXYQLK12mos12MO
Se apoiar é ser pacificador e procurar ser um interlocutor para a paz e encontrar uma solução para a Palestina, então SIM.
@9JWB3L3 12mos12MO
Israel é um país importante para a geopolítica ocidental, mas tem seguido políticas completamente erradas e tendentes à autodestruição. Não devemos apoiar caminhos errados e conflituosos.
@9JB5LGJIniciativa Liberal1 ano1Y
Situação complicada. Metade da informação transmitida não é real. A situação tem de ser resolvida sem conflito que provoque a morte de inocentes. Não acredito que nós, ou outros países europeus tenham a capacidade de decidir como agir uma vez que são culturas completamente diferentes com história atribulada e com sangue derramado de ambos lados.
@9J83ZSH1 ano1Y
Antes de prestarmos ajuda a seja quem for, temos de primeiro ajudar o nosso próprio país. Não faz sentido investirmos milhares noutros países quando o nosso não está bem. Só depois de o país estar bem é que existe uma abertura para podermos auxiliar outros países. Isto seria uma exceção caso o pais pertence-se à NATO
@9J5H6ZT1 ano1Y
Deviamos apoiar o povo de ambos os paises, palestina e israel, nao os paises em si Dando prestando apoio de alguma forma, de preferencia nao monetária. Pois essa é precisa em portugal
@9D49TGT2 anos2Y
Ainda não tenho uma opinião bem formada. Teria que investigar mais acerca do assunto.
@9D49RLCPartido Socialista2 anos2Y
Não estou por dentro do assunto
@9D45NFF2 anos2Y
Não tenho informação suficiente para comentar
@8YFZMR33 anos3Y
Não, devia ajudar a terminar o conflito entre os dois paises
@8QHR49H4 anos4Y
@9JSKDJ3Partido Social Democrata12mos12MO
Sim, mas no que diz respeito a defender Israel de poder ser definativamente aceite como um estado reconhecido pelos palestinianos
@9JRYBTN12mos12MO
Devemos ajudar de forma igualitária ambos os países, mas em coisas básicas , não deveríamos estar a gastar tantos recursos que são necessários para o nosso próprio país .
@9JRQWG712mos12MO
Na minha opinião tanto Israel como a Palestina perderam a sua razão a partir do momento que pessoas inocentes morreram
@9JQS33J12mos12MO
Deve ser a UE a prestar esse apoio e não os países individualmente. O apoio deve ser humanitário apenas e deve também ser prestado à Palestina e não apenas a Israel.
@9JQL3M912mos12MO
Portugal deve apoiar a solução dos dois estados e concertar - se com outros países para promover o cumprimento dos acordos de paz.
Portugal não deve tomar posições destas quando civis estão a ser massacrados. Portugal tem de dar apoio diplomatico e refugia para qualquer um das naçoes em causa.
@9GZQ3DS1 ano1Y
Devemos apoiar Israel no combate ao terrorismo, mas proteger os inocentes que são apanhados pelo meio.
@9GYQPNRIniciativa Liberal1 ano1Y
Não tenho conhecimento suficiente sobre as razões que geram este conflito entre Israel e Palestina. A meu ver os órgãos de comunicação são muito tendenciosos.
@9GY63VN1 ano1Y
Acho que Portugal não deveria de todo dar apoio a um país, mas sim à população que precise de ajuda.
Apoiar uma forma segura de dizimar o Hammas sem envolver as pessoas que não têm culpa do que está a acontecer
@9GWLDDK1 ano1Y
Sim pois esta esta a ser atacada por um grupo terrorista, mas ao mesmo tempo não já que está também ataca regularmente o território palestino
@9GWKD8Y1 ano1Y
Mais que o apoio, devia apelar-se à resolução do conflito, conflito esse que é mais profundo que simplesmente apoiar um lado ou outro.
@9GSRL721 ano1Y
A resposta não é tão simples uma vez que Israel está também a ultrapassar os limites do aceitável. Devemos apoiar até ao momento em que estão errados.
@9G5GFBN1 ano1Y
Condenar o Hamas como grupo terrorista e condenar igualmente os crimes perpetuados em Gaza sobre os palestinianos. Tentar ajudar a chegar a um clima de paz, para que israelitas e palestinianos possam coabitar
@9HFHXMP1 ano1Y
a meu ver, devíamos dar a palestina. tenho receio que venham para o nosso país pessoas com intenções menos boas e medo também de nos estarmos a envolver demasiado, não concordo com a ditadura extrema de israel
Deve ser criado 2 estados o da palestina mas sem governação do HAMAS e o estado de Israel para a obtenção da paz.
@9H794R81 ano1Y
Devemos apoiar Israel no seu legítimo direito à defesa sempre e quando é respeitado o Direito Internacional e a vida de civis inocentes. Devemos apoiar a solução de 2 Estados
@99RNPMW2 anos2Y
Devemos propor a paz num possível acordo entre essas nações.
@96J98QW2 anos2Y
@94RD9G4Bloco de Esquerda2 anos2Y
Não, deveríamos apoiar a Palestina, já que é o país invadido.
@924MN3Q3 anos3Y
Continuar as relações comerciais com Israel, não aplicar sanções de qualquer género.
Dar apoio á Palestina, afinal de contas, Israel está a mais naquele território
@8YR527V3 anos3Y
Não, deveríamos apoiar a Palestina devido Israel ocupar um território que não lhes pertence.
@8YQY5K23 anos3Y
Não sei. não estou devidamente informada sobre o assunto para opinar
@8YQW6TM3 anos3Y
@8YQSBMY3 anos3Y
Se for para ajudar pessoas inocentes, sim
@8YQRRRKPartido Socialista3 anos3Y
@8YQK6JFPartido Social Democrata3 anos3Y
Ajudar primeiro Portugal e só depois países estrangeiros.
@8YQ3XCH3 anos3Y
A posição de Portugal deve ser em união com a União Europeia
@8YP5PWF3 anos3Y
Não estou inteirada da questão
@8YGKM653 anos3Y
Não tenho opinião fundamentada
@8YB6PRGIniciativa Liberal3 anos3Y
Não tenho fatos para ter opinião formada
@8Y9TF9J3 anos3Y
Portugal não deve apoiar nenhum país que não cumpra tratados ou resoluções internacionais ou que tenha acções contra terceiros à margem das deliberações das Nações Unidas.
@8Y75HRK3 anos3Y
@8WXZMYPPartido Social Democrata3 anos3Y
Sim, mas dando ferramentas para que seja um estado democrático.
@8WTRHTY3 anos3Y
Qualquer apoio a Israel deverá excluir a sua relação com Palestina (isto é, apoio na sua relação com outros países), e ser contingente no fim gradual do estado de Apartheid, devolução de terras e propriedade ilegalmente obtidas, e de proteção e integração dos nacionais palestinianos de territórios não ilegalmente ocupados na vida democrática israelense.
@8W7H97B3 anos3Y
nao estou suficientemente informada
@8W2T5Q73 anos3Y
Não no que se refere à perseguição palestiniana
@8W2KFR63 anos3Y
não tenho uma opinião formulada
@8VZK4TR3 anos3Y
Sim mas de acordo com a capacidade financeira e recursos humanos disponíveis para tal
@8VYBB6X3 anos3Y
Se também houver dinheiro para ajudar primeiro as causas nacionais
@8VTK3ND3 anos3Y
O apoio que Portugal dá a Israel deverá ser proporcional ao apoio que Israel dá à Palestina.
@8VQMQXCPartido Socialista3 anos3Y
Portugal deve ajudar sempre, mas importante ajudar primeiro os nossos.
Carregando os temas políticos de usuários que se envolveram com esta discussão
Carregamento de dados...
Participe de conversas mais populares.