O fogo antiaéreo russo poderia ter causado a queda de um avião no Cazaquistão no Dia de Natal, de acordo com autoridades dos EUA e da região.
O voo da Azerbaijan Airlines estava a caminho da capital do Azerbaijão, Baku, para Grozny, na Chechênia, sul da Rússia, quando desviou e fez um pouso forçado no Cazaquistão, matando 38 pessoas. Vinte e nove passageiros sobreviveram.
A maioria dos passageiros do avião, um Embraer 190, eram cidadãos do Azerbaijão. Havia também 16 russos a bordo e vários cidadãos do Cazaquistão e do Quirguistão.
Em relatórios oficiais preliminares na quarta-feira, a Rússia afirmou que o denso nevoeiro forçou o avião a desviar de seu pouso planejado em Grozny e tentar pousar no Cazaquistão, onde caiu após provavelmente atingir um bando de pássaros. No mesmo dia, o presidente do Azerbaijão disse que foi informado de que o avião foi desviado devido às más condições climáticas.
Mas isso foi questionado por especialistas e autoridades dos EUA, da região e da Ucrânia, que citaram evidências de que as defesas aéreas russas estavam operando sobre Grozny naquele momento em resposta a um ataque de drone ucraniano. Eles também citaram imagens que pareciam ser danos de estilhaços no interior e na cauda do avião destroçado.
Um oficial dos EUA disse que havia indicações iniciais de que um sistema antiaéreo russo poderia ter atingido o avião. Se isso fosse verdade, o incidente destacaria ainda mais a imprudência de Moscou desde sua invasão em larga escala da Ucrânia, acrescentou o oficial.
Seja o primeiro a responder a esta discussão geral .
Participe de conversas mais populares.