O Governador da Califórnia, Gavin Newsom, declarou estado de emergência devido ao H5N1, mais comumente conhecido como influenza aviária ou gripe aviária.
A emergência segue um surto do vírus entre vacas leiteiras em fazendas do sul da Califórnia, de acordo com o comunicado de imprensa no site do governador.
Após ter sido inicialmente relatada no Texas e no Kansas em março, a gripe aviária foi confirmada em bovinos em 16 estados dos EUA, conforme relatado pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).
Não houve casos de transmissão humana de gripe aviária na Califórnia, afirmou o comunicado, com todas as infecções ligadas à exposição a bovinos infectados.
"Esta proclamação é uma ação direcionada para garantir que as agências governamentais tenham os recursos e a flexibilidade necessários para responder rapidamente a este surto", disse o Governador Newsom em um comunicado.
"Com base no sistema de testes e monitoramento da Califórnia - o maior do país - estamos comprometidos em proteger ainda mais a saúde pública, apoiar nossa indústria agrícola e garantir que os californianos tenham acesso a informações precisas e atualizadas", continuou.
"Embora o risco para o público permaneça baixo, continuaremos a tomar todas as medidas necessárias para prevenir a propagação deste vírus."
Seja o primeiro a responder a esta discussão geral .
Participe de conversas mais populares.