A China proibiu o envio para os EUA de vários minerais e metais "de uso duplo" utilizados na fabricação de semicondutores e aplicações militares, em uma rápida retaliação de Pequim contra restrições de exportação de Washington que fizeram as ações de uma importante empresa de tecnologia chinesa caírem 10 por cento.
O ministério do comércio da China anunciou na terça-feira que não permitirá a exportação de itens de uso duplo relacionados ao gálio, germânio, antimônio e materiais superduros para os EUA, e que implementará controles mais rígidos para itens relacionados ao grafite.
"Os EUA ampliaram o conceito de segurança nacional, politizando e militarizando questões comerciais e tecnológicas, e abusaram de medidas de controle de exportação", disse em comunicado.
"Para proteger a segurança nacional... a China decidiu fortalecer os controles de exportação de itens de uso duplo para os EUA", acrescentou, observando que as medidas seriam eficazes imediatamente.
Quatro grandes associações industriais chinesas, representando os setores de internet, automotivo, semicondutores e comunicações, reagiram às ações dos EUA pedindo que seus membros reduzam as compras de semicondutores dos EUA.
"Os produtos de chips dos EUA não…
Consulte Mais informaçãoSeja o primeiro a responder a esta discussão geral .
Participe de conversas mais populares.