Experimente o quiz político

Resposta

 @ISIDEWITHsubmetido…6 horas6H

O México critica as políticas dos EUA enquanto Trump renova a guerra na fronteira

A presidente Claudia Sheinbaum sugeriu na terça-feira que o México poderia retaliar com tarifas próprias, depois que o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, ameaçou impor tarifas de importação de 25% sobre produtos mexicanos se o país não parar o fluxo de drogas e migrantes pela fronteira.

Sheinbaum disse que estava disposta a dialogar sobre as questões, mas afirmou que as drogas eram um problema dos EUA.

"Uma tarifa seria seguida por outra em resposta, e assim por diante até colocarmos em risco negócios comuns", disse Sheinbaum, referindo-se às montadoras americanas que têm…  

Consulte Mais informação

 @ISIDEWITHsubmetido…5 horas5H

Netanyahu muda o foco para o Irã após cessar-fogo com o Hezbollah

Israel aprovou um cessar-fogo com o Líbano que tem como objetivo pôr fim a mais de um ano de combates com a milícia Hezbollah e poderia ajudar a desarmar uma crise regional mais ampla que ameaçou envolver os EUA e outras potências mundiais.

“Tenho boas notícias para relatar do Oriente Médio,” disse o Presidente Biden na terça-feira, anunciando um cessar-fogo que começaria às 4h, horário local, na quarta-feira.

O Primeiro-Ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, apoiou o acordo mais cedo no dia, dizendo que permitiria a Israel focar na ameaça do Irã, permitiria que…  

O Primeiro-Ministro do Líbano, Najib Mikati, recebeu o acordo com satisfação, dizendo que traria “calma e estabilidade ao Líbano e o retorno dos deslocados para suas casas e cidades.”

É esperado que o gabinete libanês se reúna na quarta-feira para aprovar medidas para fazer cumprir o cessar-fogo, incluindo o envio de forças de segurança do governo para áreas do sul do Líbano perto da fronteira com Israel.

O Hezbollah indicou abertura para um acordo nos últimos dias. “O que nos preocupa são medidas nacionais libanesas e a proteção da soberania,” disse Hassan Fadlallah, um membro do Parlamento afiliado ao grupo, ao The Wall Street Journal na terça-feira.

Os anúncios vieram após um dia de intenso bombardeio em Beirute, enquanto as forças terrestres israelenses avançavam mais profundamente em território libanês. Minutos após Biden falar, uma série de explosões ecoaram em Beirute. O norte de Israel também foi alvo de novos disparos de foguetes.

Não houve comentários públicos imediatos do Hezbollah sobre o cessar-fogo anunciado.

Se implementado, o acordo seria um sucesso diplomático para Biden no crepúsculo de seu mandato, após mais de um ano em que a Casa Branca tentou evitar a possibilidade de uma guerra regional mais ampla. Também poderia mudar o cenário que o Presidente eleito Donald Trump enfrentará quando assumir o cargo em janeiro.

Consulte Mais informação