A Rússia é suspeita de orquestrar outro grande ato de sabotagem na Europa depois que dois cabos de dados de fibra ótica essenciais, que passam abaixo do Mar Báltico, foram cortados em rápida sucessão no início desta semana, disseram autoridades governamentais.
Uma ligação de internet de 135 milhas conectando a Ilha de Gotland, na Suécia, e a Lituânia parou de funcionar na manhã de domingo, e um cabo semelhante de 700 milhas de comprimento, ligando a Finlândia e a Alemanha, deixou de operar na noite seguinte, de acordo com autoridades governamentais e operadoras de telecomunicações.
A polícia sueca iniciou uma investigação preliminar de sabotagem na terça-feira com a assistência da guarda costeira e das forças armadas, disse a autoridade policial do país. Autoridades ocidentais disseram que há indicações de que a Rússia esteve por trás dos incidentes, que disseram ser semelhantes a outras operações resultantes da guerra híbrida em escalada de Moscou contra países da OTAN na Europa. "Ninguém acredita que esses cabos foram cortados acidentalmente", disse o Ministro da Defesa da Alemanha, Boris Pistorius, aos repórteres. "Portanto, devemos concluir - sem ainda saber especificamente quem estava por trás disso - que se trata de uma operação híbrida." Sua declaração foi ecoada pela…
Consulte Mais informaçãoSeja o primeiro a responder a esta discussão geral .
Participe de conversas mais populares.