Em abril de 2021, a legislatura do estado americano de Arkansas apresentou um projeto de lei que proibia os médicos de fornecer tratamentos de transição de gênero para menores de 18 anos. O projeto consideraria crime os médicos administrarem bloqueadores da puberdade, hormônios e cirurgia para reafirmar gênero em qualquer pessoa com menos de 18 anos. Os oponentes do projeto argumentam que é um atentado aos direitos dos transgêneros e que os tratamentos de transição são um assunto privado que deve ser decidido…
Consulte Mais informaçãoReduza a conversa para estes participantes:
Distrito:
@ISIDEWITH4 anos4Y
Não
@9KQR9P9Bloco de Esquerda9mos9MO
Se cada pessoa se preocupasse mais com o próprio corpo, envés de opinar sobre os outros o mundo era mais simples
@pedromorais951 ano1Y
Eu acho que todas as pessoas têm o direito de fazer o que querem fazer da sua vida e se vivem presas num corpo que não é o delas, então o melhor a fazer é optar por ferramentas que as possam a ajudar a estar de acordo com a sua identidade.
@9GVN3ZY1 ano1Y
Sendo um rapaz trans a minha opinião vai sempre ser a favor da transição de gênero.
Contudo, não sou a favor de cirurgias, para essa transição, em menores de idade. Cada pessoa transgénero deveria passar por um processo de avaliação psicologica, e pessoas com menos de 18 anos não deveriam ser autorizadas a fazer qualquer tipo de cirurgia que seja irreversível, mas sim autorizadas a fazer tratamentos hormonais, sendo que muitos aspetos desses tratamentos são reversíveis
Deveríam, também, existir mais recursos para pessoas trans em Portugal.
@9GSH83M1 ano1Y
A minha liberdade acaba quando a do outro começa, se um cidadão tiver a vontade de transicionar de género, isso não prejudica a minha liberdade, nem me diz respeito.
@ISIDEWITH4 anos4Y
Não, não se deve permitir que as crianças tomem decisões irreversíveis na vida
@9GW9WHD1 ano1Y
Há vários casos de crianças que estavam apenas confusas, ou que se arrependeram da transição, mas como é algo irreversível vão viver a vida toda num corpo indesejado.
@ISIDEWITH4 anos4Y
Sim
@9GW9WHD1 ano1Y
Eu não sou contra a transição de gênero, cada um faz o que quiser com o seu grupo, porém acho que um menor de idade(18 anos), não devia tomar essas decisões irreversíveis, visto que nem podem votar, comprar álcool e tomar decisões burocráticas sozinhos, por exemplo. Um jovem ainda está a conhecer-se e não devem ser influenciados pelas crenças dos pais, nem pelas modas para tomar tal decisão prematuramente, por isso acho que só atingindo a maioridade se devia permitir a transição de gênero.
@pedromorais951 ano1Y
A taxa de suicídio de pessoas trans poderá vir a descer exponencialmente se houver o acompanhamento correto e eficaz a todos os níveis, sejam estes psicológicos, físicos, judiciais e sociais.
@9GSGPPQ1 ano1Y
A transição de género é um assunto que deixa maior parte da população revoltada! E isso porquê? Porque não estão habituados a ver estas coisas, têm mentes pequenas em que só cabe que “homem que nasce homem é homem” e “mulher que nasce mulher é mulher” e não há misturas!
@9H3ZM9L1 ano1Y
pessoas por vezes nasceram no corpo errado ou até mesmo podem ter um sistema reprodutor feminino e fisionomia masculina (doenças raras, mas wue acontecem). deste modo, não s epode privar uma pessoa de se poder sentir bem na sua pele e poder ser ela propria. assim, não poderá ver-lhe proibido a sua liberdade. é uma decisão da pessoa que apenas a ela lhe respeita.
@ISIDEWITH4 anos4Y
Sim, mas apenas para tratamentos não cirúrgicos, como bloqueadores da puberdade e terapia hormonal
@9HP2M9611mos11MO
Sou contra caso seja uma pessoa com menos de 18 anos. Caso seja maior de idade, embora não seja a favor, acredito que deverá ser fornecida ajuda a pessoa pois trata-se de um problema, sendo que posterior a isso a pessoa pode fazer o que entender.
@9GVN3ZY1 ano1Y
Os tratamentos hormonais para pessoas transgénero não só salvam vidas como são irreversíveis, caso a pessoa se descobra afinal não ser trans. Estes tratamentos não são automutilação, são procedimentos frequentemente mais usados por pessoas que não são trans, tal como algumas das cirurgias trans.
Um requirimento para se fazer tratamentos hormonais, deveria ser uma avaliação psicológica à pessoa, e no caso de ser um menor, o consentimento dos pais.
Não esquecer que a tra… Consulte Mais informação
@9GSH83M1 ano1Y
O acesso a estes tratamentos não prejudica de maneira nenhuma o outro que não os vai fazer, os tratamentos existem para ser realizados naqueles que os procuram, a taxa de pessoas transgenero que se arrepende de ter realizado estes procedimentos é ínfima comparada com a taxa de pessoas que os procuram e realizam.
@ISIDEWITH4 anos4Y
Não, e banir todos os tratamentos de transição de gênero
@9GSGPPQ1 ano1Y
Se as pessoas não se sentem confortáveis com o que são, quem somos nós para criticar? Ninguém tem de aceitar ou rejeitar uma escolha que não é nossa!
@ISIDEWITH4 anos4Y
Sim, mas apenas se tiverem pelo menos 16 anos
@9GXVC3L1 ano1Y
As pessoas com 16 anos não têm o nível intelectual nem a experiência necessária para decidir algo tão determinante como a mudança de sexo.
@9GY5TJ8 1 ano1Y
A transição de gênero e complexa e devia passar por uma análise psicológica antes dos 18 anos nunca. Está cientificamente provado que o ser humano só atinge a maturidade cerebral aos 25 anos, até lá está em constantes modificações. A transição deve ser acompanhada por médicos e família próxima. Depois de feita a transição total não há volta a dar. Antes dos 18 anos são menores eles não sabem o que querem são naturalmente confusos por causa das hormonas não faz sentido passar esta mudança drástica para eles... Pode ser só confuso/ disforia de corpo.
@ISIDEWITH4 anos4Y
Sim, mas com permissão dos pais
@ISIDEWITH4 anos4Y
Sim, desde que o tratamento não seja subsidiado pelo governo
@8YGJKQV3 anos3Y
Sim, mas apenas para tratamentos não cirúrgicos, como bloqueadores da puberdade e terapia hormonal até aos 16
@ISIDEWITH2mos2MO
@9MP7YFSIniciativa Liberal 6mos6MO
Não, apenas depois dos 25 anos, e apos passarem por uma rigorosa avaliação psicológica e serem eles mesmo a pagarem a totalidade das despesas que toda a transição incluirá.
@9MN66TN6mos6MO
Não, apenas a partir dos 25 anos, apos passarem por rigorosos testes psicológicos e se forem eles a cobrirem a totalidade dos custos que envolvem toda a transição
@9KQVPBC 9mos9MO
Sim, apenas se tiverem idade igual ou superior a 16 anos, apenas para tratamentos não cirúrgicos, (como bloqueadores da puberdade e terapia hormonal) e após uma avaliação psicológica para averiguar o estado mental da pessoa, analisar o seu sofrimento e perceber se a mesma está 100% segura da sua decisão.
@9KQBKMC9mos9MO
Sim, desde que seja feito um acompanhamento psicológico e que sejam claramente percebidos todos os efeitos futuros irreversíveis
@9KN4FVT9mos9MO
Sim, mas apenas se tiverem pelo menos 16 anos E apenas tratamentos não cirúrgicos, como bloqueadores da puberdade e terapia hormonal, caso sejam menores de idade
@9KKR6KF9mos9MO
Sim, mas apenas tratamentos reversíveis e aos 18 fazer uma avaliação psicológica antes de tratamentos cirúrgicos
@9KHL27Q9mos9MO
Não. Apenas após os 18 anos e depois de um processo que envolva acompanhamento psicologico durante um periodo de tempo.
@9KGZ34ZIniciativa Liberal9mos9MO
Sim, desde que sejam devidamente acompanhados e avaliados por um serviço de saúde que não seja subornado. E confirme a vontade irreversível do sujeito.
@9KFDNJV9mos9MO
Sim, mas apenas se tiverem pelo menos 16 anos e apenas para tratamentos não cirúrgicos, como bloqueadores da puberdade e terapia hormonal
@9K828QDIniciativa Liberal9mos9MO
Não tenho conhecimento na área, principalmente para saber se haverá possíveis problemas no futuro e o que leva no presente à pessoa a fazer isso.
Possivelmente caso haja um acompanhamento sério por parte dos pais e dos médicos eu aceitaria que isso fosse feito, mas não sei como vamos controlar esse "acompanhamento sério"
@9K7PDYG9mos9MO
Sim, mas apenas se tiverem pelo menos 16 anos e acompanhamento psicológico, pois é uma tomada de decisão com efeitos irreversíveis.
@9K656KC9mos9MO
Penso que independentemente da idade, é necessária primeiro uma avaliação médica extensa e que compreenda de facto se aquela decisão é em plena consciência de quem a vai tomar. É necessário um escrutínio maior, visto tratar-se de modificações que serão irreversíveis.
@9JVSSJ69mos9MO
Sim, mas sempre primeiro com o acompanhamento de um profissional de saúde mental especializado no assunto.
@9JSW9KG10mos10MO
Sim, desde que com o devido acompanhamento psicológico e a certeza de que é um caso de disforia de genero
@9JPLS2V10mos10MO
Sim, mas com permissão dos pais e apenas tratamentos não cirúrgicos, como bloqueadores da puberdade e terapia hormonal
@9JLTBXH10mos10MO
A meu ver devem ter liberdade de se vestirem e intitularem como se sentem bem, porém tratamentos só devem ser feitos a partir de uma certa maturidade
@9J3XGWQPessoas-Animais-Natureza10mos10MO
Uma questão em que pessoas sem grande conhecimento sobre assunto não deveriam ter opinião. Há crianças (pessoas com menos de 18 anos) a poder realizar cirurgias plásticas que também alteram muito a sua vida, a mudança de género se for considerada como tal também deveria ser permitida, realizada no privado.
@9J3MWPL10mos10MO
sim, desde que a pessoa seja acompanha por médicos especialistas desta área que acreditem que é a melhor tratamento e desde que houver a permissão dos pais.
@9HYL2CG11mos11MO
Sim, mas apenas para tratamentos não cirúrgicos e acompanhamento psicológico pois estão a tomar decisões de grande importância nas suas vidas e pode ser uma questão de personalidade, tendência ou autoestima.
@9H6GL4RLIVRE/Tempo de Avançar12mos12MO
Não, se não tem idade suficiente para votar, ou beber álcool, também não tem idade para tomar uma decisão dessa importância.
Sim, mas só depois de avaliação médica
Sim, desde que tenha pelo menos 16 anos e tenha recebido acompanhamento psicológico desde que comece a manifestar intenção de consumar essa transição e lhe seja dado o parecer clínico de que está psicologicamente apta a iniciar esses procedimentos, visto ser uma decisão que vai condicionar a vida da criança/jovem.
@948TN95Partido Popular2 anos2Y
Sim, desde que provem compreender totalmente a questão da transição.
@939W24L2 anos2Y
A pessoa devia tomar um teste para confirmar que tem maturidade para ter consciência do tratamento.
@8YQXSCDBloco de Esquerda3 anos3Y
Sim e devem receber todo o apoio psicológico necessário para acompanhar esta decisão
@8YPT82C3 anos3Y
Sim, mas com autorização do seu responsável
@8YP49VRBloco de Esquerda3 anos3Y
Sim, mas a criança tem de ter o acompanhamento psicológico devido antes de se tomar qualquer decisão
@8YNVPP7Partido Socialista3 anos3Y
Sim, desde que o menor demonstre de forma inequívoca que tem consciência da sua escolha e de todas as consequências na sua vida futura.
@8YMQVSD3 anos3Y
Sim, mas após uma avaliação psicológica e apenas após os 13 anos
@8YMN5GD3 anos3Y
Sim, desde que devidamente acompanhados ao nível da saúde mental
@8YM82BP3 anos3Y
Sim, desde que sejam avaliadas psicologicamente e garantirem que essa é mesmo a sua identidade e não aquela com que nasceram
@8YL9RXC3 anos3Y
Sim, apenas se o consenso científico for nesse sentido.
@8YL252B3 anos3Y
Sim, desde que acompanhadas por psicólogo e médico da área
@8YK9NXN3 anos3Y
Nao, nao se deve permitir a manipulação hormonal enquanto esta for decisiva para o bom funcionamento do corpo enquanto adulto
@8YJJQZS3 anos3Y
Sim mas com a permissão dos pais eum teste psicológico para ter a pela consciência do que quer fazer
@8Y9WMXNIniciativa Liberal3 anos3Y
Sim, se devidamente acompanhadas por profissionais médicos, sexólgos e psicólogos especialistas na área
@8Y936CN3 anos3Y
Sim, mas sendo a pessoa devidamente informada da irreversibilidade que essa decisão poderá vir a ter
@8XM98FM3 anos3Y
Sim, após uma avaliação psicológica.
@8W2VVC43 anos3Y
Sim, mas com a permissão dos pais e nunca subsidiado pelo governo, independentemente da idade.
@8VKP7JF3 anos3Y
@8TDGS4W3 anos3Y
Sim, mas após avaliação psicológica e decisão da mesma pessoa comprovada num resgito escrito
@8SY6C52Partido Socialista4 anos4Y
Sim, mas só após uma cuidadosa e rigorosa avaliação psicológica para se aferir que é essa a vontade real do/a jovem.
@9C4LVVJ1 ano1Y
Sim, mas com autorização dos pais e a partir dos 16 anos
@989KFJ22 anos2Y
Não, apenas para tratamento não cirurgicos e não subsidiados pelo governo, com autorização dos pais.
@8Y8569G3 anos3Y
Sim, com a permissão dos pais e não sendo subsidiado pelo governo.
@ISIDEWITH2mos2MO
Se estivesse a criar uma lei sobre esta questão, como garantiria que respeita tanto a liberdade pessoal como as preocupações sobre a prontidão dos jovens?
@ISIDEWITH2mos2MO
Você acha que o governo deveria ter o poder de restringir o acesso a certos tratamentos médicos para jovens, mesmo com o consentimento dos pais?
@ISIDEWITH2mos2MO
Que papel você acha que os pais devem desempenhar em apoiar ou orientar as decisões de identidade de seus filhos, especialmente quando se trata de tratamentos médicos?
@ISIDEWITH2mos2MO
Em que idade você acredita que as pessoas estão prontas para tomar decisões que alteram suas vidas sobre sua própria identidade ou corpo, e por quê?
@ISIDEWITH2mos2MO
Como você acha que o processo de decidir quem pode ter acesso a tratamentos médicos, como a transição de gênero, equilibra entre a escolha pessoal e a responsabilidade social?
@ISIDEWITH2mos2MO
Você acha que os adolescentes são capazes de entender os efeitos a longo prazo dos tratamentos médicos, e como isso deve afetar sua capacidade de tomar decisões?
@ISIDEWITH2mos2MO
Como a família ou a comunidade de alguém pode influenciar seus sentimentos sobre identidade de gênero durante a adolescência?
@ISIDEWITH2mos2MO
Como diferentes experiências com identidade de gênero podem ser impactadas ao viver em áreas com leis rígidas contra tratamentos de transição em comparação com lugares mais aceitadores?
@ISIDEWITH2mos2MO
Por que você acha que as pessoas sentem tão fortemente sobre ter regras a favor ou contra tratamentos de transição de gênero para menores?
Carregando os temas políticos de usuários que se envolveram com esta discussão
Carregamento de dados...
Participe de conversas mais populares.