Um programa de renda básica universal é um programa de segurança social onde todos os cidadãos de um país recebem uma soma de dinheiro regular e incondicional do governo. O financiamento do Rendimento Único Universal provém da tributação e de entidades pertencentes ao governo, incluindo receitas de recursos, imóveis e recursos naturais. Vários países, incluindo a Finlândia, a Índia e o Brasil, experimentaram um sistema UBI, mas não implementaram um programa permanente. O sistema UBI de…
Consulte Mais informaçãoReduza a conversa para estes participantes:
Partido político:
Distrito:
Municipalidade:
@B27HDZL1 semana1W
Depende das circunstâncias. Toda a gente deve ter acesso a um rendimento mínimo, mas as mesmas pessoas devem ser obrigadas, no espaço de 1 ano, a partir do momento em que começam a receber, devem procurar um novo emprego.
@9KR65JQ10mos10MO
Sim, para que toda a gente tivesse como cobrir as necessidades básicas mas com a condição de apresentarem comprovativos de procura de trabalho e vontade de contribuir para o crescimento económico.
@9KQVPBC 10mos10MO
Sim, toda as pessoas mais desfavorecidas deveriam receber um rendimento para cobrir as necessidades básicas, incluindo alimentação e habitação. Contudo, apenas temporariamente, até a pessoa conseguir arranjar emprego.
@9KNMG7G10mos10MO
Sim. Mas temporário, justificado e com provas efetiva do bom uso no sentido de retoma de vida normalizada.
@9KMH6LQ10mos10MO
Apoio só para pessoas que não têm a possibilidade de trabalhar ou seja terem alguma limitação, por ex física ou psicológica
@9KMC7BJPartido Social Democrata10mos10MO
Sim, mas com fiscalização recorrente, incentivar a procura de emprego e no caso de recusa este deve ser retirado no imediato.
@9KLBJSM10mos10MO
Apenas para casos de manifesta deficiencia Apoio ou complemento para familias desfavorecidas mas com alguma ocupação.
@9KKDNZWPessoas-Animais-Natureza10mos10MO
Rendimento mínimo só para quem apresente incapacidade física ou intelectual, incapacitante de exercer um trabalho. Melhorar a esses e cortar aos restantes
@9KCCM6910mos10MO
Se os testes pilotos demonstrarsm um alto nivel de sucesso podera ser inplementado, comecando pelos menores escalões
@9K8W6X210mos10MO
Provavelmente no futuro, mas é uma ideia precoce a ser implementada, ainda não existe automação suficiente que justifique esse programa.
@9K82NNJ10mos10MO
Não, apoio em vez disso um cheque universal que apenas possa ser usado para alimentação, saúde e necessidades básicas. Não dinheiro, pois pode ser radicalmente desperdiçado, sem ajudar minimamente as pessoas que dele beneficiam.
@9K7KPQ711mos11MO
Sim, mas apenas para os velhinhos, que tenham trabalhado e para os inválidos ou com incapacidade total e definitiva.
@9K6S77X11mos11MO
Depende da situação em que a pessoa se encontra. Apoio que o rendimento mínimo, tenha o prazo de apenas 12 a 24 meses no máximo. Dependendo sempre da posição da pessoa.
@9K67MDD11mos11MO
Sim, desde que sejam garantidos a pessoas que realmente estejam em situações que não consigam orientar a sua vida. As pessoas devem ter apoio para necessidades básicas mas sem permitir que as pessoas deixem de procurar trabalho.
@9K2JHNM 11mos11MO
Sim, toda a gente deveria receber um rendimento para cobrir pelo menos 50% da alimentação, de acordo com o agregado familiar receberia mais por cada elemento. Cada filho que deixe de fazer parte do agregado passa a ter ele o rendimento alimentar ( caso comece a trabalhar full-time ou part-time) e os progenitores deixam de receber a sua quota parte referente àqulele filho.
@9JY77JQ11mos11MO
Deverá sim haver uma maior fiscalização, de forma a que se possa ter em conta quem realmente necessita de tal rendimento mínimo. Um meio termo
@9JWB3L3 11mos11MO
É fundamental apoiar quem mais precisa, mas não é dando um peixe que se mata a fome. Deve existir instituições que se encarreguem de quem mais precisa e apoiar na reintegração na vida ativa ou identificar quem não o consegue. Estes últimos devem ser apoiados de forma a se garantir as condições de subsistência e dignidade humana.
@9JQH7PD11mos11MO
Sim, mas apenas numa perspectiva de futura, uma vez que atualmente existem questões mais importantes para resolver.
@9HQMKNM1 ano1Y
Para quem é impedido de trabalhar ou para quem não consegue emprego deve sim, ter um subsídio para essas pessoas. Caso essa pessoa não queira trabalhar não receberá esse subsídio.
Sou a favor do rendimento minimo mas depende do caso e de quanto tempo é necessário e ajudar a pessoa a não precisar dele
@9GWBGL21 ano1Y
Quem não tem condições para trabalhar (questões saúde) deve receber um rendimento de forma a cobrir os seus gastos
@9JPMHC211mos11MO
Não. Porque os donos das grandes superfícies/senhorios iriam aproveitar para subir o preço de tudo, fazendo o rendimento universal ser irrelevante
@9JJMC6911mos11MO
Não, pessoas com salários elevados não deveriam receber este tipo de apoio, apenas pessoas com rendimento reduzido.
@9JHLCJP11mos11MO
Toda a gente que trabalha e faz descontos, cujo o salário fosse mensalmente inferior a 1200€ deveria receber o apoio desse rendimento
@9JDHC2512mos12MO
sim, mas as pessoas tem que alcançar objetivos minimos, para não prejudicar o crescimento económico ao não contribuirem
@9J4CQC812mos12MO
É necessário que estes programas sejam regulamentados e que a alocação deste rendimento seja feita tendo em conta cada um dos casos.
@9HX77FT12mos12MO
Num mundo ideal poderíamos receber todos um apoio para cobrir necessidades básicas, mas isso não poderia nunca implicar trabalharmos mais ou menos por isso. Infelizmente no mundo actual, muitas pessoas usariam isso para não trabalharem, o que é muito triste.
@9HR7S7S1 ano1Y
Pessoas idosas que trabalharam durante a vida toda e crianças/adolescentes que não tenham forma de trabalhar
@99Q66Z62 anos2Y
Sim, para pessoas com necessidades carecidas.
@92Z27BH3 anos3Y
@8YR64453 anos3Y
Sim, a termo, se se comprovar que não existe procura ativa de emprego.
Excluído3 anos3Y
Sim, mas só depois de estudos e ensaios feitos que demonstrem resultados positivos.
@8YMFV5H3 anos3Y
Sim, ainda que com caráter temporário, não excedendo mais de 2 anos, e desde que não recusem trabalho.
@8YLMQRC3 anos3Y
Sim, toda a gente deveria receber um rendimento para cobrir necessidades básicas, incluindo alimentação e habitação, desde que apresente provas de que é trabalhador ativo (a contrato ou independente).
@8YLHSH63 anos3Y
Sim, toda a gente merece receber rendimento para cobrir necessidades básicas MAS durante determinado de forma a reduzir subsídio dependência
@8YL93WY3 anos3Y
Sim, mas aumentar a fiscalização
@8YL3G9N3 anos3Y
Sim, desde que seja comprovado que a pessoa não pode trabalhar (seja por deficiência, por ser cuidador informal, etc, etc)
@8YH6LPT3 anos3Y
Ainda não existem informações suficientes para saber se funcionam ou não.
@8YGZKRLBloco de Esquerda3 anos3Y
Sim, mas não enquanto não tivermos uma economia mais estável
@8YGZC4N3 anos3Y
Sim mas apenas a incapacitados e pessoas de idade avançada que , depois de provarem intensamente que não conseguem arranjar emprego.
@8YGX4HVLIVRE/Tempo de Avançar3 anos3Y
Sim, mas não nesta fase em que nos encontramos.
@8Y684PJLIVRE/Tempo de Avançar3 anos3Y
Sim, mas restringindo a pessoas que, podendo trabalhar, não o fazem, o acesso ao programa
@8XSS5TBPartido Social Democrata3 anos3Y
Toda a gente deveria receber um rendimento para cobrir necessidades básicas, incluindo alimentação e habitação mas não incentivando as pessoas a não trabalhar, pois isso prejudicará o crescimento económico do país.
@8XDYJBK3 anos3Y
Sim, mas tem de prestar serviço comunitário
@8X228JP3 anos3Y
Sim, desde que as pessoas se disponibilizassem a prestar serviços que se revelem necessários
@8V3SKMF3 anos3Y
Em vez de um rendimento mínimo, devem ser promovidas campanhas de incentivo ao trabalho e à procura de emprego. Porém, todos os cidadãos que já tenham contribuindo anteriormente para o crescimento económico do país, em situação de desemprego, devem ter direito a habitação gratuita e rendimentos de 300€, livres de impostos (com limites à utilização de água e luz na habitação) durante um período de 6 meses. No caso do desemprego se verificar em caso de baixa médica ou invalidez, a situação aplica-se até tal baixa estar em vigor.
@8QZ2Q7G4 anos4Y
Sim, mas em Portugal não iria funcionar, metade da população tem o habito de não fazer nada e receber dinheiro do estado. O RMU serve para ajudar as pessoas a transitar de empregos e/ou ajudar a criar o seu proprio emprego, e não como se fosse um unico meio de substitencia.
@8QY8GGH4 anos4Y
Deve ser ajustado consoante o nosso PIB
@8QTFCPP4 anos4Y
Sim, desde que o beneficiário demonstrasse constantemente, de mês a mês por exemplo, a procura por emprego diante da entidade pública, IEFP
@8QLSPLFPartido Social Democrata4 anos4Y
Sim, mas somente para os que efectivamente não conseguem de todo obter rendimento de outra forma para cobrir as necessidades básicas
@8QKPD254 anos4Y
Não, apoio antes apoios conforme as situações, mas não rendimentos mínimos
@8QKBSXD4 anos4Y
Sim, desde que estejas efetivamente a estudar na faculdade
@8QHBHYFPartido Social Democrata4 anos4Y
Sim, mas tem de haver uma melhor fiscalização e controlo no acesso ao mesmo, para evitar os muitos abusos e aproveitamentos que existem actualmente
@8QDSSGGPartido Social Democrata4 anos4Y
Sim mas em casos comprovados de necessidade
@8QDCB9LPartido Socialista4 anos4Y
Sim, mas para as pessoas que não conseguem ter as necessidades básicas
@8QCNF3D4 anos4Y
Sim, mas têm de fazer serviço comunitário obrigatório.
@8QBWXNYPartido Social Democrata4 anos4Y
Não, mas ajudar quem precisar em casos de necessidade incontestável.
@8QBQQ4R4 anos4Y
Sim mas com obrigação de fazer trabalho civil para a comunidade
@8Q8W5Y8Iniciativa Liberal4 anos4Y
Apoio em caso de alguma incapacidade e impossibilidade de obter rendimentos
@8Q7SDT6Pessoas-Animais-Natureza4 anos4Y
Os rendimentos deveriam ir apenas para quem necessita realmente deles
@8Q7L6QDPartido Social Democrata4 anos4Y
Por períodos curtos de tempo e maior fiscalização
@8Q5JNXB4 anos4Y
Sim, mas com o cuidado de que as pessoas têm de querer trabalhar.
@8Q2LKDPPartido Social Democrata4 anos4Y
Sim, toda a gente deve receber um rendimento que lhe permita a sobrevivência. Mas, no caso de ser um desempregado com pensão social, deve ser fiscalizado para não se aproveitar da situação.
@8PVXMKM4 anos4Y
Pessoas que realmente necessitam deveriam ter um rendimento temporario que lhes cubra as necessidades básicas, desde que estas seja supervisionadas e ajudadas a encontrar um emprego e formas para que posteriormente se consigam sustentar sozinhas
@8PVLZNP4 anos4Y
Sim, mas devia ser avaliado para cada caso em específico
@8PV3PNY4 anos4Y
Sim, desde que as pessoas procurem emprego e, uma vez estando empregadas, o mantenham e o realizem da melhor forma possível.
@8PS4HPQPartido Social Democrata4 anos4Y
Sim,mas apenas alimentação e parte da habitação.
@8PK3X7Z4 anos4Y
Sim, contudo antes de ser implementado qualquer programa deveria ser mandatório proceder a um estudo da população para prever o comportamento desta.
@8PGDXL2Partido Socialista4 anos4Y
No futuro com a libertação de mão de obra do setor terciario sim
@8P8LSDKPessoas-Animais-Natureza4 anos4Y
Sim, mas com condições especiais como por exemplo prestar serviço público
@8P89KMTPartido Comunista4 anos4Y
Não. O Estado devia fornecer emprego aos que não conseguem arranjar emprego para se justificar os gastos.
@8P7GW4T4 anos4Y
@8DTX44Z4 anos4Y
Deve existir mas unicamente para as famílias que comprovadamente não têm rendimentos. Devem existir mais inspeções para verificar quem recebe estes incentivos
@9BGD3QK2 anos2Y
Sim, toda a gente deveria receber um rendimento para cobrir necessidades básicas, incluindo alimentação e habitação. No entanto, o rendimento deveria ser dado com um prazo ou uma proposta para encontrar um novo emprego.
@98FYJRT2 anos2Y
Toda a gente deveria receber um rendimento para cobrir necessidades básicas, incluindo alimentação e habitação, mas não incentivando as pessoas a não trabalhar, pois isso prejudicará o crescimento económico do país.
@98DFP972 anos2Y
Sim, mas apenas para que provar que realmente precisa de ajuda social !
@9895V6V2 anos2Y
Sim, como um incentivo para quem está a começar a entrar no mercado de trabalho.
@8YB2HFR3 anos3Y
Sim, mas como sendo um teste piloto para avaliação da medida
@8VMXZ7L3 anos3Y
Sim para cobrir pequenas necessidades básicas mas não em excesso pois vai incentivar pessoas a não trabalhar e prejudicar o crescimento económico
@8QQBZYCNós, Cidadãos!4 anos4Y
Sim, mas de acordo com os rendimentos que o agregado familiar aufere.
@8GK2C9Z4 anos4Y
Sim mas sódm casos excepcionais e por isso tem de haver formasde fiscalizar e atribuir mais justas
@ISIDEWITH1 ano1Y
Sem o medo da instabilidade financeira, que sonhos ou projetos você perseguiria e que talvez não se sinta capaz atualmente?
@ISIDEWITH1 ano1Y
Uma quantia mensal de dinheiro pode melhorar a felicidade e, em caso afirmativo, mudaria os aspectos da vida que você considera mais gratificantes atualmente?
@ISIDEWITH1 ano1Y
Como o recebimento de uma renda estável e sem compromisso pode impactar suas ambições e escolhas de carreira?
@ISIDEWITH1 ano1Y
Você acredita que os humanos são motivados a trabalhar apenas pelo dinheiro ou buscamos um significado mais profundo em nossas carreiras?
@ISIDEWITH1 ano1Y
Até que ponto é justo financiar um rendimento universal com impostos, e isso afectaria a sua opinião sobre o quanto deve trabalhar ou quanto deve ganhar?
@ISIDEWITH1 ano1Y
Poderá a promessa de um rendimento básico universal encorajar a inovação e a assunção de riscos entre os jovens e, em caso afirmativo, como?
@ISIDEWITH1 ano1Y
Imagine uma sociedade onde as suas necessidades básicas fossem satisfeitas sem trabalhar; que efeitos positivos e negativos você acha que isso pode ter na sua comunidade?
@ISIDEWITH1 ano1Y
Se lhe fosse garantida uma renda básica, como você gastaria seu tempo livre adicional ou isso mudaria?
@ISIDEWITH1 ano1Y
Reflita sobre os papéis da tradição e da adaptabilidade na sociedade: uma renda garantida representaria progresso ou dependência?
@ISIDEWITH1 ano1Y
Como o conhecimento de que todos na sua escola recebem uma pequena renda mudaria a dinâmica de suas amizades e colaborações?
Carregando os temas políticos de usuários que se envolveram com esta discussão
Carregamento de dados...
Participe de conversas mais populares.