Experimente o quiz político

578 Respostas

 @9HWZS56da Guarda respondidas…4mos4MO

Desconfortável com a quantidade de hindostanicos e brasileiros no nosso país,o crescimento não tem sido controlado e as políticas de imigração não são eficazes e facilmente ludribiadas.

 @9HV76Z2da Guarda respondidas…4mos4MO

É-me igual. Somos todos iguais e temos os mesmos direitos de viver num mesmo mundo, tanto me faz ouvir português, italiano, árabe ou húngaro.

 @9HX5588respondidas…4mos4MO

 @9HWR4FV da Guarda respondidas…4mos4MO

Eu no país aonde estou o quem tem que falar a língua local e o visitante

 @9J364GVdiscordou…4mos4MO

Nem sempre as pessoas que estão no país estão permanentes e o facto de se encontrarem num país diferente daquele de origem não os obriga a saber a língua.

 @9J3H2LPPopular Monárquicoda Leiria discordou…4mos4MO

Devemos estar abertos para todas os países e culturas, mas se alguém decide ficar a viver em Portugal deve aprender a língua e integrar-se na nossa cultura
isto não quer dizer que tenha de abandonar a sua

 @9HWJP5WChegada Guarda respondidas…4mos4MO

Sinto-me noutro país,a imigração está completamente desregulada e em desiquilíbrio, estamos a importar culturas completamente distintas da nossa que vão causar sérios problemas num futuro próximo

 @9K5D2SSda Guarda respondidas…2mos2MO

Nao me sinto bem, deviam falar a lingua do pais onde estão

 @9KDJBKCda Guarda discordou…2mos2MO

É necessário dar tempo aos emigrantes para terem a oportunidade de aprenderem a nossa língua, muito distinta entre as demais

 @9K78YL3da Leiria discordou…2mos2MO

Não fico confortável porque não é a minha língua, mas isso é por ser uma limitação minha, e não deve levar à qualquer obrigação de um estrangeiro ter que falar na minha lingua.

 @9JZRVVHda Guarda respondidas…2mos2MO

Nós indo a outros países temos de falar a língua falada no país, e quando os estrangeiros estão aqui não se esforçam minimamente para falar a nossa língua

 @9K4H8C2da Guarda discordou…2mos2MO

Acho que o Inglês se tornou numa língua básica e fundamental e acho que os imigrantes fazem o esforço de aprender mesmo assim

 @9K3J83Qda Guarda discordou…2mos2MO

cada um fala a língua que entender, caso o estrangeiro tiver dificuldades em comunicar ou fala português ou inglês

 @9K2L4HHBloco de Esquerda da Leiria respondidas…2mos2MO

Curioso e contente por haver escolha pelo nosso país. Sinto-me assim porque acredito num mundo de igualdade e liberdade para viajar e viver onde se quiser, porém podendo manter os valores culturais associados ao país natal.

 @9K68JPJChegada Leiria discordou…2mos2MO

Ao ouvirmos várias línguas em Portugal sem ser o português mostramos que não temos controlo sobre quem entra no país e isso é muito perigoso para todos. Portugal é dos Portugueses assim como a India é dos Indianos. Temos que ser soberanos de nós mesmos e quando não o somos, isso é um perigo para nós, para o nosso futuro e para as nossas instituições

 @9K4RC5Wda Guarda acordado…2mos2MO

Um país sem influência do exterior é um país sem cultura
Imensos pratos e tradições que Portugal se orgulha ,vêem do exterior e por isso que é um país rico em cultura
Nos temos de aceitar e amar a diversidade

 @9K3S6F7da Guarda respondidas…2mos2MO

Tenho receio que o nosso país perca a sua língua !

 @9K5DMPRda Leiria discordou…2mos2MO

Os imigrantes não vieram para Portugal à procura de ofuscar o país ou os seus costumes, vieram à procura de novas oportunidades de vida, melhores condições. Tal como os portugueses o fazem noutros países, temos de saber colocarmo-nos na pele do outro, não é fácil recomeçar a vida num país novo e adotar uma nova língua ou costumes diferentes. Há que saber respeitar as diferenças culturais, tanto os imigrantes as nossas, como nós as deles

 @9K5C42Kda Leiria discordou…2mos2MO

A nossa língua nunca se irá perder devido à natalidade e ao que se vai transmitindo de pais/mães para filhos/as. Para além disso, a língua portuguesa é das cinco ou seis línguas mais faladas a nível mundial.

 @9JTS5B2Chegada Leiria respondidas…3mos3MO

Eu não me importo, se eles querem estar no nosso país, eles que estejam, eu só acho que deveria haver um custo para isso

 @9JZNLZYdiscordou…2mos2MO

Na minha opinião, só tem de estar no meu país quem vier por bem e não a bandalheira que existe hoje em Portugal

 @9JZPSMCPartido Socialistada Guarda discordou…2mos2MO

Não acho necessário haver um custo. O que me parece necessário é que as pessoas que acolhemos, se tornem cidadãos integrados e contribuitivos.

 @9K3V9KZda Beja respondidas…2mos2MO

Desconfortável com a quantidade de hindostanicos e brasileiros no nosso país,o crescimento não tem sido controlado e as políticas de imigração não são eficazes e facilmente ludribiadas.

 @9KBW2LVacordado…2mos2MO

com todos os imigrantes que temos no pais, deveria ser obrigatório falar em português nos espaços públicos

 @9KBCDV4Partido Comunistadiscordou…2mos2MO

Porque é bom termos mais linguas no nosso país para também podermos aprender a interagir e a comunicar com as pessoas estrangeiras

 @9JWT2MYda Leiria respondidas…3mos3MO

Desconfortável com a quantidade de hindostanicos e brasileiros no nosso país,o crescimento não tem sido controlado e as políticas de imigração não são eficazes e facilmente ludribiadas.

 @9K2MNCQda Guarda acordado…2mos2MO

Apoio a imigração, mas sou natural de Portugal e não quero ser esquecida. Por isso, acho que também merecemos apoio e não só quem vem para cá.

 @9K2KK5Gda Santarem discordou…2mos2MO

Fico feliz por saber que Portugal é o destino escolhido por muitas famílias para iniciar uma nova etapa e melhorar as condições de vida. O sucesso faz-se da diversidade.

 @9K539YFda Guarda respondidas…2mos2MO

Não tenho sentimentos porque vivemos todos num mesmo mundo.

 @9KC9GP8Partido Socialistada Leiria acordado…2mos2MO

Creio que cada pessoa, por viver numa cultura diferente, pode possuir uma língua diferente, e temos todos o direito a expressar a mesma.

 @9K647MLChegada Guarda discordou…2mos2MO

País e cultura, um bocadinho de bom senso e respeito fica bem a toda a gente. Ser Português não é ser brasileiro ou indiano, ser português é ser português.

 @9JX2ZHSda Leiria respondidas…3mos3MO

Admito que às vezes náo confortável, mas sei que é apenas a reação a algo diferente. Objetivamente, eu sei que estas pessoas (independentemente da sua origem geográfica) devem ter os mesmos direitos que os cidadãos Portugueses.

 @9K39TYJda Guarda discordou…2mos2MO

É normal a comunicação entre pessoas do mesmo país no seu idioma. Mas em locais de serviços públicos, entre um grupo, trata se de falta de educação. Existe sempre a opção de ficar em silêncio e falar no exterior.

Muitos utilizam outro idioma para comentários e observações negativas e conflituosas.
Já fui emigrante e sempre restringi me de falar português na presença de quem não compreendia.
Simplesmente boa educação.
Por isso temos imigrantes em Portugal à 10, 20 anos que não falam Português.

 @9K38DSZLIVRE/Tempo de Avançardiscordou…2mos2MO

É natural que o diferente não seja confortável quando queremos conforto. Lembro-me do "Adamastor" que era inexistente, apenas um medo figurativo do desconhecido. Mas nós, portugueses, já lutámos com isso várias vezes, e fomos capazes de o ultrapassar.

 @9HXFZ5Xrespondidas…4mos4MO

É me indiferente. Acho que deviam aprender a falar português mas entre “eles” não me incomoda nada que estejam a falar a sua língua, a não ser que sinta que me estão a faltar ao respeito.

 @9HYQW6Drespondidas…4mos4MO

acho estranho visto ser uma “minoria” mas apoio a sua integração social e económica

 @9J4FWF4da Leiria discordou…3mos3MO

Compreendo que uma minoria precise de falar a sua língua e que por vezes é difícil a aprendizagem da língua do país onde se insere.

 @9HW4WM2da Guarda respondidas…4mos4MO

Sinto-me descontraído. A minha namorada é Italiana. Gosto do convívio com outras línguas e culturas, e convém não esquecer que o próprio português pertence a uma família de línguas latinas e mais vastamente indo-europeia. Não somos uma ilha cultural por assim dizer.

 @9K7N5V4Cidadania e Democracia Cristã da Madeira respondidas…2mos2MO

Eu acho que depende muito da língua, se forem línguas europeias, americanas não tenho qualquer problema mas em relação a Árabe e a outras sinto um certo desconforto (não é preconceito, mas ouvir esta e outras línguas cada vez mais no nosso país onde não existemr egras rigidas contra o crime é preocupante

 @9KBTCZQIniciativa Liberalda Guarda discordou…2mos2MO

Falar de preconceito adotando uma postura/atitude preconceituosa é mais alta forma de racismo e xenofobia, proponho olharmos para nós primeiro, percebemos o que nos faz sentir da forma como nos sentimos e procurar resolver as nossas preocupações ou outros problemas que possam interferir ou criar pensamentos negativos que podem não só distorcer a forma como vemos o mundo mas também como interagimos com ele.

 @9K6GDVSda Guarda respondidas…2mos2MO

Se for no meu país, a casa esquina que dobro, muito triste.

 @9KCDLRZda Evora discordou…2mos2MO

Porque é que ficaria triste? As pesssoas não crescem todas no mesmo ambiente quer social quer cultural têm direito a expressar a sua língua. Claro que um estrangeiro que visite ou resida em Portugal deve fazer um esforço para integrar a língua portuguesa.

 @9K6BCWXda Guarda respondidas…2mos2MO

Normal, também vou ao estrangeiro e gosto de me sentir à vontade ao falar a minha língua

 @9KDJSTSLIVRE/Tempo de Avançaracordado…2mos2MO

Todos devemos ter o direito à nossa diferença num estado democrático, e falar a nossa língua de origem num país estrangeiro é reflexo disso mesmo. Devemos, contudo, promover o uso da nossa língua em residentes estrangeiros que se instalem de forma definitiva (ou por longo período de tempo), no nosso país.

 @9K5TBRYda Guarda respondidas…2mos2MO

Eu gosto de ouvir linguas diferentes, assim sei que estou num mundo multicultural

 @9K7LRZRda Aveiro acordado…2mos2MO

Ouvir línguas diferentes aumenta a vontade de aprender e cultivar as nossas capacidades linguísticas

 @9K5FS7Sda Guarda respondidas…2mos2MO

Incomoda me pois estou no meu país e não sei oque estão a dizer e podem estar a falar de mim sem saber. Acho que me sinto assim porque cada vez mais é mais comum acontecer

 @9KDFC7Qda Evora discordou…2mos2MO

Apelo à obrigatoriedade de aprender português, sendo que é uma língua complicada que leva o seu tempo a aprender, desta forma, devemos dar tempo. Mas é necessário ter uma autoestima muito baixa para pensar que alguém está a falar mal de si, assim que ouve alguém falar numa língua estrangeira que não compreende, daí discordar da afirmação anterior.

 @9K256G8Chegarespondidas…2mos2MO

É normal as pessoas dos mesmos países falarem entre si na mesma língua, no entanto acho que deveria ser obrigatório em contexto público adotarem o idioma português.

 @9JXSLLSda Guarda respondidas…2mos2MO

Sinto-me normal, uma vez que não sinto que isso compromete de todo a vida de alguém.

noivado

A atividade histórica de usuários que se envolvem com este question .

Carregamento de dados...

Carregando gráfico... 

Demographics

Carregando os temas políticos de usuários que se envolveram com esta discussão

Carregamento de dados...